sábado, 10 de setembro de 2016

Poços-caldenses participam de uma das provas mais difíceis de subida de montanha

Poços de Caldas, MG - Três poços-caldenses participaram da disputada prova de subida de montanha, no último sábado (3), no sul do país. A Mizuno Uphill Marathon 2016 foi realizada na serra do Rio do Rastro, nas cidades de Treviso e Lauro Müller (ambas em Santa Catarina). Os atletas Fernando Nascimento, Luiz Santos e Valéria Cassiano participaram da prova de 42km do evento (com 505 atletas) que também é composta pelas provas de Uphill de 25km (com 496 atletas) e Samurai Battle de 67km (com 22 atletas).
Mais de 1,2 mil atletas de alta performance de todo o país participaram do percurso. que tem mais de 250 curvas, passa pela cidade de Lauro Müller e tem a chegada na cidade de Bom Jardim da Serra. A animação dos moradores locais é incrível, o que dá mais motivação aos corredores. A organização também ajuda a tornar a prova ainda mais especial. Nos pontos de apoio são oferecidos desde água, isotônico, gel de carboidrato, até frutas, refrigerante, amendoim e castanha de caju.
A cirurgiã dentista Valéria de Cássia Cassiano completou os 43,571 km em 5 horas e 15 minutos e, segundo ela, os competidores encararam condições climáticas adversas, como frio, chuva e neblina, além dos trechos de subida da serra. “É uma das maratonas mais desafiadoras do Brasil que já vivi. O maior desafio foi ter que ir além do limite do corpo. Corrida de beleza inigualável e desafiadora”, completou a atleta.
Para Luiz José dos Santos Neto, consultor de vendas, que completou os mais de 42 km em 5 horas e 17 minutos, participar da Uphill foi uma conquista pessoal, há um ano ele se preparava para a corrida e a expectativa crescia a cada mês. “A prova por suas características climáticas e do percurso com muitas subidas realmente exige o máximo de cada atleta. Na parte final do percurso vislumbra-se um visual incrível, parecido com uma árvore de Natal, mas junto disso vieram as dores, cãibras, chuva e frio. Neste momento só foco e concentração me empurravam para o final. É tão gratificante terminar essa prova que já me inscrevi para o ano que vem”, afirma Santos.
O treinador e fisiologista Fernando Nascimento, da Academia Nafar, comenta que a prova é desafiadora e exigente, levando o atleta ao seu limite. Não perdoando aquele que não se fortaleceu o bastante e não treinou para suportar as adversidades que se encontra pelo percurso.
“Desafiadora, linda, extremamente técnica, implacável e apaixonante. A maratona foi de quase 44 km. Erraram na passagem em Lauro Müller. O percurso de 25 km entrou na cidade para dar a metragem certa e os 42 km deveriam passar por fora. Não mudaram o balizamento e nos fizeram entrar. Fomos prejudicados na logística, dificultando ainda mais o percurso maravilhoso e insano da serra do Rio do Rastro. Como era a nossa primeira participação, optamos por manter um ritmo conservador e seguro. Havia calculado finalizar com 5 horas sem forçar. Finalizei com 5 horas 23 minutos mantendo o ritmo e o bom senso”, comenta Nascimento, que já fez sua pré-inscrição para voltar em 2017.
Foram aproximadamente 9 mil pré-inscrições, recorde da Mizuno Uphill Marathon, e para a organização do evento a edição desta prova foi especialíssima. “Contamos com uma prova adicional. Criamos a prova de 25 km, que teve a largada pela manhã. O tempo estava sensacional, amanheceu lindo. Mas terminamos a maratona, os 42 km, com o dia completamente diferente, com ventania e até começo de chuva. Para a organização, nada melhor que estar entre os dois extremos”, afirmou o diretor-geral da prova Bernardo Fonseca.

DADOS MIZUNO UPHILL

Fernando Nafar possui inúmeros dados da prova que impressionam qualquer atleta. A variação climática foi bem acentuada passando de 16°C e umidade relativa do ar de 80% na largada à percepção de 4°C na chegada, chuva na subida mais íngreme da serra e vento forte de 15 a 20 km/h na chegada. Sobre o percurso da prova a inclinação média foi de 7,7% e a inclinação máxima 51%. O ganho de elevação total do percurso é de 2.466 metros (equivalente a 6 vezes o ganho de elevação da serra do Cristo de Poços de Caldas). Altitude final de 1.420 metros na chegada em Bom Jardim da Serra-SC. Na prova que os poços-caldenses participaram 372 atletas finalizaram dos 505. Homens largaram em 427 atletas e 331 finalizaram. Já as mulheres largaram em 78 atletas e apenas 41 conseguiram a linha de chegada.
Já na prova de 25 km, 496 atletas se inscreveram e 322 finalizaram. Atletas masculinos somaram-se em 319, mas 209 terminaram. Mulheres largaram com 177 atletas e 113 finalizaram.
O Desafio Samurai (2 provas no mesmo dia, somando-se os tempos, 25 km+42 km) teve suas largadas às 7h e às 15h, respectivamente. Foi uma prova para poucos, apenas 22 atletas, sendo que 5 não terminaram o percurso. Dos 19 homens que iniciaram a prova 19 atletas concluíram e entre as mulheres 3 se inscreveram na prova e 2 terminaram.

Nenhum comentário: