quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Olimpíadas despertam interesse de alunos pelo esporte

Poços de Caldas, MG - Os jogos olímpicos realizados no Brasil também foram uma oportunidade para despertar nas crianças e adolescentes curiosidades e o interesse sobre algumas modalidades esportivas. As matérias publicadas pelo Mantiqueira sobre o assunto, principalmente a participação da poços-caldense Tatiele Carvalho, que ficou em 31º nos 10 mil metros no atletismo, foram temas de um trabalho dos alunos da escola municipal Alvino Hosken de Oliveira.
O professor Eduardo Bernardes, do projeto Mais Educação, desenvolveu um trabalho denominado “Olimpíadas através do jornal Mantiqueira” com os alunos do 1º, 2º e 7º anos para que eles pudessem conhecer mais sobre o atletismo nos Jogos Olímpicos.
“Através da reportagem do Mantiqueira, os alunos dos 1º e 2º anos fizeram uma ilustração da notícia. Em seguida os alunos do 7º ano fizeram um cartaz para exposição. A reportagem utilizada para a atividade foi a da atleta Tatiele, poços-caldense que competiu nas olimpíadas”, disse o professor.
Segundo ele, após a leitura da matéria os alunos conversaram entre si e ficaram muito surpresos em saber que havia uma atleta da cidade nos Jogos Olímpicos. “Inclusive uma aluna do 2º ano é sobrinha da atleta e isso causou ainda mais curiosidade entre os alunos’, relatou.
“Gostei muito de fazer a atividade, porque fala sobre as pessoas que moram na cidade e também porque eu conheço a atleta que estava na reportagem. Ela é minha tia”, contou a aluna Thayná Vitória Cunha Carvalho, de 8 anos
Para o aluno Davi Crispino, 6 anos, as Olimpíadas foram um momento especial para o país e para Poços. Ele conta que torceu muito para que a atleta de Poços vencesse, mas ficou muito feliz pela sua participação.
De acordo com Cleonice dos Santos, professora comunitária, o trabalho escolar sobre as Olimpíadas no Brasil interferiu na vida das pessoas e poderia até despertar o surgimento de novos atletas.
Segundo o professor, depois desta atividade os alunos tiveram curiosidade de ler outras notícias no Mantiqueira referentes às Olimpíadas. A partir do uso do jornal os estudantes do 7º ano criaram um Informativo Olímpico.
O projeto Mantiqueira na Escola tem o apoio da Alcoa Alumínio S/A, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) - Votorantim Metais e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Poços de Caldas-MG.

Nenhum comentário: