sábado, 19 de janeiro de 2019

Ito Roque faz avaliação positiva da pré-temporada da Caldense

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O técnico Ito Roque estreia em partida oficial pela Caldense neste domingo contra o América. Ele foi contratado logo após o Campeonato Brasileiro da Série D em meados de 2018 e junto com o gerente de futebol Zezito montou o elenco e participou de todo o planejamento para a temporada. O trabalho com o atual time teve início em meados de novembro e a avaliação do treinador é positiva. Aos 50 anos, Ito Roque passou por clubes como Ferroviária, Matonense, Rio Preto, Taubaté e Sertãozinho. Ano passado, o treinador comandou o Villa Nova-MG nas últimas duas partidas, salvando o time do rebaixamento. Depois ele comandou o Novorizontino na Série D do Brasileiro e chegou até a terceira fase quando caiu diante do Linense. Confira entrevista com o comandante da Veterana.

Mantiqueira - Qual avaliação desta pré-temporada?
Ito Roque - É uma avaliação de pontos positivos de uma pré-temporada, onde vimos vários pontos a corrigir, mas tudo dentro do previsto. Neste período conseguimos detectar as caraterísticas dos nossos atletas, um por um, sendo que temos jogadores na mesma posição com estilos diferentes e isso nos dá boas opções de mudanças, variação tática e de saber que temos jogadores de qualidade em cada posição. Besta semana final de treinos buscamos um time mais agressivo no sentido de marcação. Quando o adversário estiver com a posse da bola não podemos deixar que ele pense muito, que goste do jogo. Dar o bote certo quando o adversário estiver com a posse de bola. Não deixarmos o adversário pensar e buscar situações de jogo. Foram conversas neste sentido e várias atividades que tivemos nesta semana e todos assimilaram muito bem e vamos a campo com boas chances de fazer um bom jogo diante do América.

Mantiqueira - Por que o ataque não funcionou nos jogos realizados nesta fase inicial?
Ito Roque - O gol é consequência do que se faz dentro de campo. Na partida contra a Inter de Limeira criamos muito, colocamos bola na trave, jogadas de linha de fundo, muitas finalizações, principalmente com o Épito e o Reginaldo, mas a bola insistiu em não entrar. Na partida contra o Red Bull criamos muito, principalmente na segunda etapa, tivemos duas penalidades, perdemos um e outro, claro, o juiz não assinalou, mas gostei da movimentação, das situações criadas. Avalio de forma positiva porque se criamos chances de gols já é um ponto positivo e resta agora manter este nível de jogo e que a bola entre e possamos fazer uma estreia vitoriosa. Como disse antes, temos pontos positivos e outros que buscamos corrigir, mas estou muito convicto do trabalho que está sendo realizado e esperançoso de que vamos realizar um bom campeonato.

Mantiqueira - Esta semana os treinos foram praticamente todos no Ronaldão. Foi tempo suficiente, já que ele só foi liberado a poucos dias da estreia?
Ito Roque - O Ronaldão tem um gramado diferente do Ninho dos Periquitos, onde fizemos a maior parte dos treinos. No CT a grama é mais fofa e no Ronaldão a bola fica um pouco mais viva e por isto estes treinos aqui nesta semana foram importantes nesta adaptação.

Mantiqueira - O que você sabe sobre o América?
Ito Roque - Eles tiveram um tempo de preparação mais curto que o nosso, não fizeram jogos-treinos, então é difícil falar sobre a situação de jogo deles. Temos alguns conhecimentos individuais das contratações que eles fizeram, analisamos a provável escalação e foi em cima disto que trabalhamos. Acredito que eles joguem no esquema 4-2-3-1 com três atacantes, este é o jeito que o Givanildo gosta de trabalhar e trabalhamos em cima disto.

Mantiqueira - A Caldense não tem uma torcida tão grande, mas tem uma torcida que cobra muito. Como lidar com esta situação?
Ito Roque - A cobrança de torcida faz parte de todo time. A Caldense em 2015 fez uma campanha espetacular, ficou com o vice, merecia ser campeã e é normal que depois desta campanha a torcida queira que o fato se repita todo ano. É normal que o torcedor queira resultados em campo e agora com este novo trabalho a gente espera formar uma equipe para pelo menos chegar perto daquela situação. O primeiro passo é sempre buscar uma classificação e depois buscar vagas nas finais.

Mantiqueira -  A Caldense pode chegar até onde no Campeonato Mineiro? Rebaixamento é o principal medo?
Ito Roque - De forma alguma vamos começar o campeonato pensando em rebaixamento. Nem passa pela nossa cabeça esta situação. Lógico que vamos disputar um campeonato difícil, onde o rebaixamento é uma das possibilidades, mas meu pensamento ao chegar num clube que dá uma boa condição de trabalho é que as metas devem ser as melhores possíveis. A Caldense entra no Estadual para brigar pela classificação entre os melhores.

Nenhum comentário: