quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

UBS Santa Rosália/Santana realiza diversas atividades integrativas

Poços de Caldas, MG - Na tarde desta quarta-feira (9), o prefeito Sérgio Azevedo esteve na Unidade Básica de Saúde Santa Rosália/Santana. Acompanhado dos secretários de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva e de Esportes Wellington Guimarães, ele conheceu o projeto de iniciação à capoeira que começa a ser desenvolvido para as crianças atendidas na área.

A realização do projeto na unidade foi uma iniciativa da agente comunitária de saúde Juliana Martins. “A preocupação é trazer essas crianças para a unidade e já são de 15 a 20 participando da capoeira. Fui aluna de capoeira do grupo Filhos do Bonfim, por isso procurei o mestre Sabiá que prontamente aceitou colaborar. Temos também o grupo de atividades físicas para os idosos, então é muito importante que a gente tenha um espaço coberto e que seja fora da unidade, para não atrapalhar o andamento dos atendimentos”. O prefeito conversou com servidores e moradores e ouviu a reivindicação. “Temos que apoiar estas iniciativas e vamos apoiar. A minha sugestão neste primeiro momento é que a unidade possa utilizar o Ginásio Poliesportivo que fica aqui ao lado da unidade. É uma área coberta, próxima e que permite a realização de diversas atividades que trazem benefícios para a população”.

O secretário de Esportes se comprometeu a viabilizar o acesso ao Ginásio Vereador José Isaías de Araújo “Quinha”, também para outras práticas organizadas pela equipe de saúde dos bairros. “Vou verificar as datas e horários disponíveis, porque o espaço é utilizado pela escola, mas dentro dessa disponibilidade, o objetivo é atender a esta demanda da melhor maneira e estamos à disposição para isso”.

O projeto de capoeira na UBS Santa Rosália/Santana é desenvolvido por meio do voluntariado do Grupo de Capoeira Filhos do Bonfim, com o apoio do monitor Ludy e do mestre Sabiá. Fundada pelo mestre Sena, a Associação de Capoeira Filhos do Bonfim tem 43 anos e mestres com diversos projetos já apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte. “A capoeira vem a somar muito na formação dessas crianças. A capoeira tira da situação de risco e gera oportunidades. Eu também era uma criança que não tinha perspectiva, vim pra capoeira, me formei e hoje posso ajudar outras pessoas com a minha história”, contou mestre Sabiá.

Grupos de artesanato, de dança, de atividade física, auriculoterapia e reiki são outras atividades integrativas oferecidas na UBS Santa Rosália/Santana. “Estas práticas são fundamentais e previstas na Política Nacional de Atenção Básica, com o intuito de gerar aproximação das nossas equipes com a comunidade, proporcionando consequentemente o fortalecimento de vínculos e fazendo das unidades básicas, referências de saúde para a sua população atendida. É muito bom verificar a realização de projetos como este, nas unidades de Poços”, disse o secretário de Saúde.

Para conhecer as atividades oferecidas em cada bairro, o ideal é procurar a unidade básica mais próxima da residência, para mais informações. 

Nenhum comentário: