sábado, 26 de janeiro de 2019

Professor ensina fundamentos e prepara meninos que sonham com o mundo do futebol

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Segundo diversas pesquisas, todo menino ao nascer tem como primeiro presente uma bola de futebol. Assim, ele cresce alimentando um sonho - na maioria das vezes compartilhado pelos pais - de se tornar um jogador de futebol e atuar em um grande clube. Num mundo globalizado o sonho é vestir a camisa de times como Barcelona, Real Madrid, Paris Saint Germain, entre outros. Messi, Cristiano Ronaldo, Mbapee e Neymar são os ídolos a serem seguidos. Porém, uma pequena porcentagem vai conseguir este feito. O mundo do futebol é para poucos e os sacrifícios são enormes numa jornada nada fácil. Em Poços de Caldas o professor Gustavo Henrique Camargo Fonseca, o Fuka, vem fazendo um trabalho que visa facilitar a luta de alguns destes meninos. Com treinos realizados no parque municipal o professor ensina os principais fundamentos, como drible, passe, marcação e todo tipo de caminhos. Com isto eles ficam mais preparados para tentar ser, um dia, heróis do gramado.

Base

Segundo o professor, o trabalho visa dar uma base para o menino que sonha em se tornar jogador de futebol profissional. “Passamos fundamentos como velocidade, impulsão, coordenação, num trabalho funcional com o objetivo de facilitar um pouco as coisas quando eles forem fazer testes em algum clube”, falou Fuka.
“Temos escolinhas diversas em Poços de Caldas e todas realizam um grande trabalho, porém, infelizmente nenhuma delas tem condições de realizar este tipo de trabalho que estamos implantando. É uma atividade mais específica que estamos fazendo com os meninos da cidade”, falou o professor. O trabalho recebe meninos que treinam em diversas escolinhas de Poços de Caldas. “O objetivo principal é que estes meninos cheguem bem nos testes dos clubes, em condições de serem aprovados. Sem este trabalho eles chegam “muito crus” e as dificuldades serão infinitamente maiores”, falou.

Região

O trabalho do professor ultrapassou as fronteiras de Poços de Caldas e está recebendo meninos de cidades da região. O projeto começa com meninos a partir de 9 anos. Os treinos são acompanhados pelos pais, sempre muito corujas, mas dando total apoio ao sonho do filho. Um exemplo disso é Emerson Melo, pai do pequeno Mateusinho, 11 anos, que sempre está presente nos treinos passando confiança ao garoto. Mateusinho começou a jogar futebol aos 4 anos e já fez teste em times como Santos e São Paulo. “Ele começou com outros treinadores e agora está aprimorando com o Fuka num trabalho que no meu ponto de vista é muito importante no desenvolvimento dele. Toda criança que está começando precisa de uma boa base e este trabalho que está sendo realizado pelo professor é muito bom para os garotos”, falou Emerson. Numa fase inicial em um time profissional a criança às vezes precisa ficar longos período longe de casa e é nesta hora que muitos acabam desistindo. Os motivos são falta de adaptação do próprio menino ou a saudade dos pais, principalmente das mães, que não suportam a distância do filho tão jovem. Emerson falou da importância de saber lidar com este momento e garante que no caso de Mateusinho tudo será lidado de forma bem tranquila. “Sabemos que não é fácil a distância, mas tanto eu quanto minha esposa estamos preparados para lidar com a situação. O sonho dele está sempre em primeiro lugar e o que for de sua vontade vamos estar juntos e dando o apoio necessário”, falou Emerson. 

Nenhum comentário: