quarta-feira, 14 de abril de 2010

João Rafael "Gargamel"

"Um exemplo de perseverança". Assim define Paulão Rezende o entrevistado de hoje. João Rafael, conhecido como Gargamel, é atleta de jiu-jitsu e passa a ser o braço direito do mestre. “O Gargamel, mesmo nos momentos de dificuldade, não deixou o esporte, mesmo quando estava fora de forma ou machucado ou com problemas particulares sempre buscou superação”, conta mestre Paulão, que aponta seu discípulo com um dos maiores talentos do Brasil no jiu-jitsu. Nesta entrevista, Gargamel conta um pouco de sua vida, suas metas e suas conquistas.
O início
“Meu começo no esporte foi por querer melhorar minha condição física e ainda ter uma alternativa em defesa pessoal. Entrei numa academia em Montes Claros, norte de Minas, passei a treinar todos os dias e mesmo tendo que conciliar os treinos com o horário de trabalho fui me interessando cada vez mais pelo jiu-jitsu, uma arte que nos ensina a dominar o corpo e a mente. Comecei ao mesmo tempo conhecer pessoas importantes da área. Certo dia o Paulão Rezende esteve em Montes Claros e gostou do meu desempenho. Disse que tinha potencial para ser um grande atleta de competição. Como eu já tinha este sonho vi uma oportunidade que teria que ser agarrada”.
Vinda para Poços
“O ano era 1998 e vim para Poços de Caldas onde passei a morar na Casa do Atleta, mantida pelo Paulão, e ao mesmo tempo comecei a competir pela cidade, que tinha uma tradição em fazer campeões. Esse foi um dos motivos para treinar com o Paulão, pois é um sonho de qualquer atleta que visa crescer no esporte. Treinar com os melhores, que lhe deem condições de crescimento e isto o Paulão me deu. Por isto saí de minha casa, deixei minha família, tudo pelo sonho de me tornar um grande campeão de jiu-jitsu”.
Casa do Atleta
“A Casa do Atleta não existe mais, mas tenho uma grande recordação daquele local. Ali passei por grandes atletas que me ensinaram muito. Outros, por motivos pessoais, tiveram que deixar o jiu-jitsu. Ali consegui crescer muito na carreira, disputei vários campeonatos, fui ficando mais respeitado também, me graduando, sempre com muito treino e nunca deixando de aprender com mestre Paulão, Reinaldo Ribeiro, e hoje sou um braço direito do mestre. O jiu-jitsu é o esporte que procurei como estilo de vida e será para sempre”.
Antes do esportes
“Minha vida antes do esportes era normal mas me faltava algo. Trabalhava, bebia, saía, ia para as baladas, me envolvia às vezes com coisas que não devia, me alimentava mal. A mudança veio com o esporte que mudou completamente meu estilo de vida, passei a ter outros caminhos, me alimentar melhor, mudar comportamento, mudar estilo, enfim, refazer toda a minha vida para melhor. Eu optei pela mudança e hoje sou uma pessoa mais feliz”.
Ajuda
“Qualquer pessoa que se aproxima de você com a intenção de te ajudar tem que ser muito bem recebida. Eu, graças a Deus, sempre fui muito bem orientado, a começar pelo mestre Paulão que me trouxe do norte de Minas para Poços e mostrou que eu poderia ser alguém na vida. Teve o Marcelo Garcia, um dos primeiros alunos do Paulão, respeitado no meio esportivo e hoje está nos Estados Unidos, que foi muito importante no meu início, o Reinaldo Ribeiro, Rodrigo Ranieri, Rafael, José Ricardo, enfim, vários. Se for ficar citando tem que fazer uma página só com nomes de pessoas que me ajudaram quando eu mais precisava”.
Paulão
“O Paulão é uma pessoa a quem tenho que agradecer para o resto da minha vida. Ele me ajudou tanto no esporte quanto no meu lado espiritual. Se você não acreditar em Deus, se não tiver fé, não é suficiente. Não adianta apenas treinar, trabalhar, querer vencer se você não tem um mínimo de fé. Eu sempre fui guerreiro, corri atrás e o Paulão esteve do meu lado, não deixando que eu desistisse de meus sonhos”.
Novos rumos
“Estou entrando na organização e divulgação da empresa. Hoje tem muitas pessoas querendo entrar para a equipe e só o Paulão não está conseguindo fazer esta organização e por isso ele me colocou como seu auxiliar neste sentido”.
Lei de Incentivo
“Tivemos aprovada a Lei de Incentivo que vai nos proporcionar alcance em três esferas da cidade. Vamos estar no Cohab, no São José e no Cascatinha. Temos o projeto há bastante tempo no Cascatinha, que nunca parou, mas agora a Lei de Incentivo vai ampliar o leque de atividades. A prefeitura de Poços de Caldas é nossa maior incentivadora, além da Construtora Etapa. Eu como coordenador, juntamente com o Paulão, vou rodar todas as cidades realizando seminários já que nossas filiais aumentaram muito”.
Competições
"Estou me preparando para o Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Devemos levar uma boa equipe com atletas respeitados, como o Giusley Santos, terceiro colocado no mundial absoluto, Anderson Milo, revelação em sua categoria, enfim, vamos fortes para esta competição e ainda teremos reforços de atletas de fora, que estão vindo treinar conosco. Esta competição será no Rio de Janeiro e quero aumentar minha coleção de títulos. Já venci vários regionais, estaduais, sul-americano, fui vice brasileiro e quero aumentar meu currículo cada vez mais. Minha meta é ser campeão, amo o esporte e quero ajudar meus parceiros, melhorar a qualidade de vida deles e tenho certeza que ainda faremos muitos campeões".

Nenhum comentário: