(ACS Caldense) - Esta semana a professora de Educação Física Roseli Martins esteve na Caldense para ministrar um curso direcionado aos professores de natação do Projeto de Iniciação Esportiva II, desenvolvido pelo clube em parceria com os Correios. A Clínica de Natação para Capacitação de Professores buscou oferecer aos profissionais novos conceitos pedagógicos para o relacionamento com as crianças.
Roseli apresentou técnicas para promover a adaptação da criança ao professor e aos contextos social e metodológico das aulas esportivas em grupo. No desenvolvimento do curso, ela ensinou procedimentos para incluir a criança no esporte ao seu próprio ritmo, sem pressões por parte dos pais, utilizando recursos psicológicos para melhoria da prática esportiva. Ainda ministrou os fundamentos da natação aos participantes, buscando estimular positivamente as crianças para haver equilíbrio na interação entre corpo, mente, emoção e razão.
Além dos professores de natação, toda a equipe interdisciplinar do projeto - composta por coordenador, psicóloga, pedagoga, assistente social e monitor - participou da Clínica. Para o coordenador Wagner Sidney Silva, o motivo da inclusão da equipe foi facilitar o entendimento das futuras atividades na natação por parte dos integrantes. Segundo ele, a equipe do projeto terá mais argumentos para explicar aos pais dos alunos sobre os novos conceitos da prática da natação. "A capacitação dos profissionais é algo que estamos sempre buscando, para que as pessoas que procuram o clube se sintam seguras com o trabalho dos profissionais e da equipe interdisciplinar do Projeto de Iniciação Esportiva. Nosso objetivo é fazer dessa capacitação uma rotina no trabalho diário dos profissionais que atuam nas modalidades esportivas", declara Silva.
A Clínica de Natação para Capacitação de Professores iniciou com atividades de recreação e dinâmicas direcionadas aos profissionais do projeto. A segunda parte do curso, ministrada já na piscina, foi prática. Nela, Roseli orientou os profissionais da área a aplicarem técnicas lúdicas e pedagógicas. As crianças participaram das atividades na água e os professores tiveram a oportunidade de aplicar os novos conhecimentos dentro da piscina.
Ao final do curso, Roseli ministrou uma palestra aos participantes e analisou os resultados da parte prática da Clínica, discutindo os novos conceitos e procedimentos implementados na vivência esportiva da natação. Para a equipe interdisciplinar, as contribuições do curso caminham para o melhoramento da qualidade de vida das crianças atendidas pelo projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário