domingo, 18 de abril de 2010

Mulheres jogam vôlei há 23 anos na Caldense

(ACS-Caldense) - Há 23 anos, um pequeno grupo de jovens mulheres se reunia pela primeira vez para jogar vôlei no ginásio poliesportivo Dr. Ronaldo Junqueira, da Associação Atlética Caldense. Este encontro seria a pedra fundamental de uma amizade entre as praticantes e de uma série de confraternizações esportivas que acontecem até os dias de hoje.
Toda semana, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, cerca de 20 mulheres se reúnem na mesma quadra, hoje emborrachada, para praticarem o tradicional vôlei. São pessoas de várias faixas etárias – desde integrantes do grupo fundador dos encontros até jovens – que frequentam a quadra em busca de diversão, lazer, qualidade de vida e amizade.
Uma das fundadoras do grupo, Zenilda Russano, conta que, desde 1987, o sentimento fraternal entre as participantes vai além das quadras. “O principal motivo que nos traz aqui é a amizade entre nós, que perdura por mais de duas décadas. Além de todos os benefícios para o corpo e a mente, o vôlei é também uma forma de termos contato umas com as outras e passarmos um tempo do dia juntas”, afirma Zenilda.
Afetividade - A jogadora Márcia Paiva, outra fundadora da equipe, concorda com a amiga. Para ela, o ginásio da Caldense representa mais do que um local apropriado para a prática esportiva, é uma segunda casa. “A afetividade é um dos atributos que desenvolvemos na Caldense ao longo dos anos. Somos amigas, confidentes, nos preocupamos umas com as outras. Mas, dentro da quadra, somos jogadoras. Levamos o esporte a sério. De 87 para cá, perdemos algumas companheiras e isso marcou muito o grupo, tornando-nos mais unidas. A Caldense é uma segunda casa para nós”, declara Márcia.
Dada a seriedade e tradição do vôlei no clube, os jogos das mulheres são sempre orientados por integrantes da comissão técnica do time infantil e infanto-juvenil. Em cada partida, fundamentos do esporte são exercitados pelas mulheres e os jogos acontecem de forma equilibrada. Há vagas na equipe. As associadas interessadas em fazer parte do grupo de vôlei das mulheres podem ir até o ginásio poliesportivo da Caldense e falar com a equipe organizadora.

Nenhum comentário: