Fundada em 18 de outubro de 1991, a Cooperativa de Crédito dos Servidores de Poços de Caldas (Coopoços) é referência no país. Ela é uma das poucas cooperativas brasileiras que atende exclusivamente seus funcionários, com os benefícios alcançando todos os familiares. Segundo dados, em 2009 a Coopoços atingiu mais de 3.000 associados, número recorde em sua história.
A Coopoços tem investido pesado no esporte, participando de várias competições das ligas locais e promovendo todos os anos um campeonato interno de futsal entre os associados. A disputa também serve para selecionar jogadores para representar a cooperativa em competições na cidade e ainda por toda a região. Em 2008 o time foi campeão da Liga Cristais São Marcos de Futsal e ano passado ficou com o vice-campeonato, ambos na primeira divisão. “Estamos na sétima edição do campeonato interno, que é o maior sucesso, todos querem participar e existe inclusive rivalidade entre os times que são formados, mas tudo em clima de amizade. A Guarda Municipal e o DMAE, por exemplo, são duas das melhores equipes e quando se enfrentam fazem grandes duelos”, disse Sergio Azevedo, presidente da Coopoços. Segundo ele, diante de insistentes pedidos das mulheres, em 2010 acontecerá o campeonato interno de vôlei feminino. Além disso, a cooperativa ainda terá escolinhas de vôlei e futsal para as crianças começarem a desenvolver suas afinidades com o esporte. Segundo Sérgio, desta escolinha sairá uma equipe para disputar o campeonato mirim da Liga Poços-caldense de Futebol. “Queremos ser grandes no esporte e nosso sonho é estar em todas as categorias. A criança, à medida que vai crescendo, vai mudando de categoria e assim por diante. A intenção é que a criança nos represente até chegar na categoria adulto. Assim teremos um grupo forte nos campeonatos amadores de Poços de Caldas e região”, comenta. Ele ainda acrescenta que possivelmente em 2011 a Coopoços terá um time disputando o Campeonato Amador, porém isso ainda está indefinido. Atualmente, a Coopoços disputa a Cristais São Marcos e a Lidarp, além de competições fora de Poços, como o Torneio de Verão realizado em Águas da Prata. “Recebemos convite para estarmos na Copa Alterosa, mas achamos melhor não aceitar por acharmos que ainda não dava para fazer um bom papel nesta importante competição. Precisamos nos firmar um pouco mais para alçarmos voos mais altos. Se for para representar a cidade numa competição regional, que seja para ir bem, caso contrário não nos interessa”, disse Sérgio. O presidente lembra que falta pouco para atingir um nível mais alto. A equipe está jogando há quatro anos e já é bastante respeitada nas competições. “Somos parceiros em todas as iniciativas esportivas. Quem tem uma boa ideia pode nos procurar que estamos à disposição para ajudar no que for possível”, completa Sérgio.
Na sede da Coopoços está instalada uma das mais completas academias de Poços, que possui equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais especializados. É a única na cidade que alia atividade física com acompanhamento nutricional. Os 3.200 frequentadores têm uma grande variedade de aulas à disposição. O aluno pode fazer musculação, aerojump, axé, alongamento, ioga, pilates, kung fu, balé, entre outras. A academia ainda possui um programa voltado especialmente para a terceira idade e os pais dos associados podem frequentar o local com acompanhamento dos professores. O funcionamento é das 6h30 às 21h, com 19 profissionais à disposição. É uma das mais movimentadas da cidade. “Vale lembrar que a Coopoços não é da prefeitura e sim do servidor, então tudo que fazemos é bastante suado mas queremos contribuir com o máximo possível, apesar de sermos ainda pequenos e estarmos buscando nosso espaço”, disse Sérgio. A academia acabou de ser eleita destaque no Estado pela Central das Cooperativas. "São mais de 100 academias e nós conseguimos o título de melhores do Estado”, conta Sérgio. Ele diz também que a área social não foi esquecida. Um grupo de deficientes visuais vai utilizar as dependências da academia em horários específicos, além do asilo Elvira Dias, que receberá um professor duas vezes por semana para dar aulas aos idosos.
Flávio Zanetti comanda uma das principais atividades da academia, as aulas de kung fu, que atualmente possui um grande números de alunos que treinam visando ao Campeonato Mineiro. Formado pela academia Bien Hoo, Flávio está ainda preparando os alunos para passar por exames e apresentações, além de participações em campeonatos internos.
Durante toda a semana a academia da Coopoços teve uma programação especial voltada para a data. Aconteceu a I Semana da Alimentação Saudável com Responsabilidade, com as nutricionistas da academia passando dicas de como aliar alimentação com atividade física. O objetivo é tentar ensinar uma reeducação alimentar e ainda evitar desperdício de alimentos. Foram ministradas aulas e palestras e houve ainda uma parte interativa para as crianças que depois puderam repassar aos adultos o que aprenderam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário