terça-feira, 13 de abril de 2010

Marcos Elias vai correr em Nova Iorque

O atleta poços-caldense Marcos Alexandre Elias, o Queniano, será um dos representantes do Brasil na Maratona de Nova Iorque. A Asics preparou uma premiação especial para os inscritos na prova. O atleta a cruzar a linha de chegada com o menor tempo calçando um tênis da marca ganharia uma viagem para a Maratona de Nova Iorque. O vencedor foi o quarto colocado, Marcos Alexandre Elias. Para ele, o prêmio serviu de motivação nos momentos mais difíceis da disputa. “A prova pra mim foi muito difícil, não consegui correr bem. Pensei em desistir, mas queria ganhar a passagem para Nova Iorque onde eu sempre tive vontade de correr”, contou. Os três primeiros colocados na categoria geral também levaram para casa um tênis Asics.
O dia 11 de abril marcou a 11ª edição da Meia Maratona Internacional Corpore da Cidade de São Paulo. Famosa por reunir atletas internacionais, a prova é evento estratégico da cidade e teve arena montada na Cidade Universitária (USP) com percurso passando pelas proximidades do local, região do Jockey Club e Parque Villa-Lobos.
“O evento é muito bonito e bem organizado", contou o secretário de Esportes Walter Gomes que assumiu o cargo recentemente.
Com muitos atletas de elite inscritos na prova e uma premiação liquida de R$27 mil, a Meia Maratona prometia uma grande disputa. Além dos 21km, contou também com um percurso menor de 5km.
Até o quilômetro 12 estava difícil arriscar quem seria o vencedor. Dois atletas corriam lado a lado no mesmo ritmo. Até que Mathew Kiptoo Cheboi passou a liderar e conseguiu a vitória. "O clima estava ótimo e eu estava preparado. Treinei bastante e o percurso quase inteiramente plano me ajudou", afirmou o vencedor.
Entre as mulheres, também houve um representante do Quenia no lugar mais alto do pódium. Elizabeth Chepkanan Romokol, assim como Mathew, destacou o percurso. "Foi uma corrida fácil. Estava bem treinada e gostei bastante do percurso".
A primeira mulher brasileira a cruzar a linha de chegada, Michele Cristina das Chagas, se surpreendeu com sua colocação diante de adversárias tão fortes. “Gostei muito do resultado. Corri junto com as primeiras até o quilômetro 12 e no final consegui chegar forte. O percurso ajudou bastante”, contou animada.
Com as unhas pintadas com as cores do Brasil e o característico sorriso, Maria Zeferina Baldaia subiu no podium para receber o prêmio de quarta colocada. Para ela, as atletas quenianas não são adversárias e sim sinônimo de motivação. “Correr com as quenianas é maravilhoso porque elas imprimem um ritmo forte já no começo da prova e nós temos que acompanhar esse ritmo do começo ao fim. Depois que elas começaram a participar aqui no Brasil eu e outras atletas brasileiras melhoramos nossas marcas”.
Entre os homens a disputa foi acirrada até os quilômetros finais quando o grupo de seis corredores que lideravam a prova começou a dispersar. O primeiro colocado, Ivanildo Dias de Souza, chegou com o tempo de 00:14:55 apenas cinco segundos na frente do vice campeão. Benedito Donizetti Gomes, de 49 anos, disse que a idade pesou no sprint final que decidiu sua colocação na prova: terceiro lugar. “Estou super satisfeito em chegar entre os primeiros em uma prova tão difícil como essa”, disse.
Entre as mulheres a vitória foi para Jaciane Barbosa Araujo com o tempo de 00:18:10.

Nenhum comentário: