sábado, 24 de novembro de 2012

Encontro de Xadrez Escolar estimula alunos da Mamud Assan


Poços de Caldas, MG - Na última quarta-feira (21), os alunos da escola municipal José Mamud Assan participaram do 1º Encontro de Jogo de Xadrez Escolar e Arte realizado em Pirassununga pela Associação Pirassununguense de Aposentados  (APA). O passeio marca mais uma etapa do projeto “ A arte de jogar xadrez”,  desenvolvido na escola pela associação. As crianças também tiveram a oportunidade de visitar a Academia da Força Aérea, onde conheceram as instalações e o museu, além de ver de perto aviões da aeronáutica.
“A arte de jogar xadrez” é um projeto social voluntário da APA e foi iniciado em 2008, com o objetivo de proporcionar a homens e mulheres, acima de 50 anos, oportunidade de aprender a jogar xadrez e participar da convivência de um grupo que gosta de compartilhar conhecimentos. “Eu era uma pessoa triste, deprimida. Tudo isso mudou quando comecei a jogar xadrez. Hoje, eu tenho satisfação na vida e vontade de fazer as coisas”, disse Otelino Rodrigues Vieira, de 75 anos, participante do projeto e que já veio a Poços, na escola Mamud Assan, quatro vezes.
Em agosto de 2012 foi firmada uma parceria com a escola, onde toda segunda-feira o professor Alfredo Lima Leite e participantes de Pirassununga se deslocam até Poços de Caldas para ensinar a crianças do 5º e 6º ano a arte do xadrez. Atualmente, 24 alunos participam da iniciativa. “O xadrez é bom para o raciocínio e para matemática.
“Hoje eu estudo mais e estou melhor nas matérias”, disse Willians Gabriel Dezorze, do 5º ano.
A expectativa agora é que o projeto seja ampliado para toda a escola, para que mais alunos possam desfrutar dos benefícios da arte. “A contribuição do xadrez na escola é na parte cognitiva , na disciplina, na concentração e na responsabilidade do ser”, falou Elizabeth Fátima Flores, responsável pelo centro educacional especializado da escola.

Nenhum comentário: