quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Laércio Martins promete priorizar o sócio, cortar gastos no especializado e montar time barato e competitivo


Poços de Caldas, MG - O presidente eleito da Caldense para os anos de 2013/14 Laércio Otávio Martins assume dia 4 de janeiro e deverá mudar muitas coisas dentro do clube. O esporte especializado será um dos setores mais afetados. Com relação ao futebol profissional, Laércio garante que montará um time bom e barato. “Vamos montar uma equipe jovem com os recursos que temos disponíveis. Temos uma base e o Tarcísio [Tarcísio Pugliese, novo técnico da Caldense] está assumindo sabendo que terá que indicar jogadores dentro dos padrões orçamentários da Caldense”, disse Martins.

Mantiqueira - Como está sendo feito o planejamento para mais dois anos de mandato?
Laércio Martins - Está sendo feito em conjunto com o atual presidente Antônio Bento Gonçalves. Vamos dar sequência ao trabalho feito por ele e tentar diminuir alguns gastos. Precisamos ter recursos para investir no clube e estes cortes de gastos são fundamentais. 

Mantiqueira - Este corte de custos passa pelo esporte especializado? As competições fora da cidade serão mantidas em sua gestão?
Laércio Martins - Sempre tivemos um trabalho muito forte no esporte especializado da Caldense. A partir de 2013 vamos ter que nos preocupar com os custos gerados por este departamento. Só vamos realizar o que realmente teremos condições de fazer. Vou precisar canalizar recursos para manter o especializado nas condições financeiras do clube. Minha preocupação é equilibrar as despesas e receitas e depois realizar investimentos. Tenho um projeto grande que deve ser colocado a partir de junho, mas para isto é preciso que as contas estejam equilibradas. Me reuni com o Wagner Silva, coordenador do setor, e deixei claro para ele que se houver uma busca de recursos através de patrocínios, a maioria dos eventos da área será mantida, caso contrário será muito difícil. O clube não disputará competições fora de Poços de Caldas. São gastos altos que precisam ser cortados. A prioridade serão competições realizadas dentro da Caldense ou na cidade. Quero estipular uma cota mínima de não sócios para as equipes que devem ser formadas em sua maioria por associados.

Mantiqueira - E como ficam os eventos sociais?
Laércio Martins - A parte social da Caldense sempre foi muito forte. Todos os eventos que forem bons para o sócio serão realizados. Com relação aos eventos terceirizados acredito que eles não aconteçam mais no clube. Se a Caldense for muito bem paga para ceder seu espaço tudo bem, vamos pensar, caso contrário acabou. Queremos eventos que tragam benefícios e valorizem o associado. Festas que envolvem presença de menores que tomam conta da rua no entorno do clube nem pensar durante minha gestão. Nosso associado pode ficar tranquilo que a família Caldense será prestigiada durante as festas que forem realizadas. Queremos que todos tenham segurança ao comparecer em um evento na Associação Atlética Caldense.

Mantiqueira - O departamento de marketing será mantido?
Laércio Martins - Vai continuar desde que seu trabalho proposto no início seja feito do jeito que tem que ser. Me reuni com o pessoal do departamento, falei qual é minha maneira de trabalhar e agora vamos esperar. Precisamos de recursos, caso contrário não se justifica um investimento num setor que não está dando resultados. Se o marketing trouxer recursos é claro que eles ficam, caso contrário não terá como continuar com um departamento que não está produzindo o que dele se espera. A Caldense investiu neste setor e precisa ter o retorno. Além de recursos para o clube eles vão precisar buscar meios para se pagarem e não serem desativados.

Mantiqueira - Qual ideia de investimento você tem para o clube neste seu novo governo?
Laércio Martins - Hoje a prioridade é cobrir uma outra piscina aquecida. A piscina atual não comporta o número de usuários e por isto a necessidade de uma nova é grande. Temos um projeto que deve ser colocado em prática no segundo semestre e que nos dará condições de focar neste investimento. Só que para este projeto ir adiante é preciso que as contas estejam equilibradas para que sobrem recursos para este tipo de investimento.

Mantiqueira - Qual seu foco com relação ao futebol profissional?
Laércio Martins - É muito difícil manter um departamento de futebol profissional. É complicado para se conseguir recursos. Não existe futebol barato. A Caldense nasceu do futebol e por isto precisamos que este sacrifício seja feito para manter a tradição do clube. Vamos correr atrás, tentar formar um time competitivo que possa buscar os primeiros lugares do campeonato. 

Mantiqueira - Como está a montagem do time?
Laércio Martins - Estou acompanhando de perto tudo que está sendo feito. Nossa comissão técnica já está praticamente montada e este mês é todo voltado para a contratação de jogadores. A programação mostra que dia primeiro de dezembro todos se apresentem no CT e os trabalhos visando ao Campeonato Mineiro tenham início.

Mantiqueira - A renovação é a prioridade na formação do time para o próximo ano?
Laércio Martins - Todos os jogadores que temos sob contrato serão mantidos. Temos uma pequena base e agora a comissão técnica vai completar este plantel. O novo treinador vai indicar alguns nomes, todos dentro de nossas possibilidades e teremos um elenco mesclado de jovens com atletas mais rodados do nosso futebol. Não temos receita para montar um super time e vamos tentar fazer um futebol competitivo, porém barato.

Mantiqueira - Jogador caro este ano não passa nem na porta do CT Ninho do Periquitos?
Laércio Martins - Não tem como. Se aparecer algum empresário e nos oferecer um jogador diferenciado e bancar os custos dele aí será diferente, caso contrário não existe possibilidade alguma.

Mantiqueira - O que você espera do prefeito eleito?
Laércio Martins - Estou com muita esperança no prefeito Eloísio. Acompanhei uma entrevista dele no Mantiqueira e vi que ele está aberto a conversas e fiquei bem animado. Vamos esperar ele tomar posse para sentar e conversar sobre o que ele realmente pode nos ajudar. Vamos mostrar o que o clube pode oferecer de bom para a cidade e queremos saber qual será sua real posição neste sentido. O futebol profissional é nosso tendão de Aquiles e queremos manter Poços de Caldas em evidência no cenário futebolístico.

Mantiqueira - A Caldense terá calendário cheio ou isto ainda é uma possibilidade que não existe em Poços de Caldas?
Laércio Martins - Teremos sim. Estive reunido com o Franco Martins e o Alex Joaquim e disse que se tivermos uma boa sequência no Campeonato Mineiro temos mais chances de arrumar patrocinadores e assim maiores condições de seguir em frente. Este é o projeto. Descarto completamente disputar a Taça Minas Gerais. Não gosto deste campeonato, um torneio deficitário que todo ano se arrasta e não te dá muitas vantagens. Se formos bem no Campeonato Mineiro e nos classificarmos para o Brasileiro da Série D o torcedor que estiver lendo esta entrevista pode ter certeza que vamos disputar a competição e manteremos o time em atividade o ano todo. 

Mantiqueira - O trabalho de base da Caldense como fica?
Laércio Martins - Temos alguns garotos emprestados ao Valério que serão avaliados pelo treinador e podem ser mantidos na equipe. Manter um trabalho exclusivamente com as divisões de base é complicado. A burocracia é grande e existe um alto custo. O time pequeno do interior não tem como manter as exigências do Ministério Público e aqui na Caldense não é diferente. Lidar com garotos é muito delicado, existem riscos que não podemos enfrentar.

Mantiqueira - Sobre a fórmula do Campeonato Mineiro, qual sua opinião?
Laércio Martins - Já briguei muito na Federação Mineira por mudanças, mas pouco adiantou. Em 2002 conseguimos virar a mesa por sermos os campeões daquele ano. Mas depois as coisas voltaram a ser do jeito que os times da capital gostam é fica difícil mudar. Vamos no arbitral mas não temos peso nenhum e dificilmente este quadro terá alterações. Existe ainda  o interesse da TV e fica mais difícil ainda brigar por mudanças na fórmula de disputa. O Mineiro é um torneio de tiro curto, vamos jogar apenas cinco partidas em Poços de Caldas e não podemos bobear em nenhum jogo.

Mantiqueira - Qual o grande jogo da Caldense em Poços em 2013?
Laércio Martins - Estou torcendo muito para o Ronaldinho renovar com o Atlético Mineiro e vir jogar em Poços de Caldas. Será um espetáculo muito bonito na cidade que vai lotar o Ronaldão e a partida tem tudo para se tornar inesquecível. Já pensou vencermos o Atlético em Poços com o estádio lotado? Seria maravilhoso. Estas coisas deixam o futebol gostoso e nos motivam a continuar neste meio.

Mantiqueira - O que se pode esperar do Tarcísio Pugliese?
Laércio Martins - As informações são as melhores possíveis. É um jovem que quer vencer na vida e tem um grande interesse em disputar um campeonato da primeira divisão. A chance apareceu para ele na Caldense e acredito que ele será um excelente técnico, que dará os resultados que precisamos. Deus nos ajude que ele faça um grande trabalho em Poços e estamos torcendo muito por isto.

Nenhum comentário: