quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Tarcísio Pugliese assume o comando técnico da Caldense


Poços de Caldas, MG - Tarcísio Pugliese foi apresentado ontem como novo treinador da Associação Atlética Caldense. Ele dirigirá o time no Campeonato Mineiro de 2013 com possibilidade de continuar o trabalho caso a Caldense conquiste uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D. A juventude de Pugliese - 32 anos - é tratada no clube como um dos principais motivos de sua contratação. “Queríamos um treinador jovem, com nova mentalidade e que pudesse almejar algo maior para ele e para o clube. O Tarcísio reúne estes requisitos e acredito que foi uma contratação acertada”, disse Alex Joaquim, gerente de futebol da Veterana.
Participaram da apresentação do treinador o presidente do clube Antônio Bento Gonçalves, o vice-presidente Paulo Cezar Bambine, o segundo vice Franco Martins e o gerente de futebol Alex Joaquim.
Tarcísio deveria ter assumido a Caldense para a temporada de 2012, porém, o treinador já havia acertado com outro time e a Caldense acabou fechando com Ademir Fonseca. As conversas com  Pugliese começaram há um mês. O treinador tinha proposta do São José, de São José dos Campos, mas acabou acertando com o time de Poços de Caldas. “O perfil de nossos treinadores precisava mudar e este foi meu empenho. Precisávamos de uma cara nova, alguém que chegaria aqui para realmente vestir a camisa do clube, uma nova mentalidade, ser moderno e chegamos ao nome do Tarcísio. Agora o trabalho está com ele e acreditamos que teremos uma grande temporada em 2013”, disse Joaquim.
O último clube comandado pelo jovem treinador foi o Oeste de Itápolis. Ele dirigiu o time paulista em apenas cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro da Série D, tendo duas vitórias, dois empates e uma derrota. A diretoria do clube paulista alegou que o time precisava de um treinador mais experiente. A alegação de que Pugliese é um técnico inexperiente parece não ter muito fundamento se for observado seu currículo. Aos 32 anos o novo treinador da Caldense já rodou quase que todo o Brasil comandando equipes de futebol. Já disputou competições importantes como os Brasileiros das Séries D e C e tem títulos relevantes como um bicampeonato mato-grossense e um de campeão do Acre.

 Trabalho
Tarcísio e Alex Joaquim estão na estrada acompanhando campeonatos há pelo menos duas semanas. Ambos estão observando jogadores por diversos campeonatos e alguns já estão quase certos no time de Poços de Caldas. Nenhum nome foi confirmado, mas, segundo informações, a Caldense já tem alguns atletas com contratos pré-assinados. Os jogadores da base da Caldense que estão emprestados ao Valério de Itabira também foram observados durante a partida realizada em Guaxupé pelo Campeonato Mineiro da segunda divisão.

 Comissão Técnica
A comissão técnica da Caldense está praticamente formada. Além de Tarcísio Pugliese, o auxiliar técnico será Baiano, que esteve na equipe que disputou o Campeonato Mineiro deste ano, o preparador físico será Luiz Carlos Caldiron, que também é velho conhecido da torcida de Poços de Caldas. Falta a confirmação do preparador de goleiros e do auxiliar de preparação física, o que deve acontecer em breve.

´ O treinador
O técnico falou com a imprensa e disse que seu trabalho é simples, porém, objetivo. Elogiando bastante a estrutura da Caldense, a qual comparou com times de grande e médio porte do futebol brasileiro, ele falou que o objetivo é manter a Caldense em atividade o ano todo. O treinador deixou nomes de reforços para a diretoria anunciar. “Quando a diretoria achar conveniente ela vai dizer os nomes de jogadores. Temos alguns contatos de jogadores que estão praticamente acertados”, disse o treinador.

 Custo baixo
Pugliese sabe que terá um time com pouco investimento, consequentemente, com uma qualidade inferior a boa parte dos adversários que encontrará durante o Campeonato Mineiro. Ele acredita que a estrutura física da Caldense pode compensar este baixo investimento no futebol profissional. “Temos um Centro de Treinamento que certamente está entre os melhores de Minas Gerais e isto com certeza ajuda muito. A Caldense é um time bem visto no mercado, paga em dia, o que não acontece com muitos times no Brasil. O jogador que vem para Poços de Caldas jogar na Caldense sabe que vai receber em dia e isto pesa na hora dele entrar em campo. Tem ainda a questão da visibilidade. O Campeonato Mineiro é considerado o terceiro mais importante do Brasil, perdendo apenas para o Paulista e o Carioca. Com certeza é um atrativo a mais para trazer o jogador para cá”, disse o treinador, admitindo a dificuldade para encontrar jogadores de qualidade a um baixo custo.

 A competição
Novamente a Caldense terá que se desdobrar para fazer boa campanha no Campeonato Mineiro. Como o time não foi muito bem na temporada de 2012, terá apenas cinco jogos em Poços de Caldas no ano que vem, sendo que terá pela frente jogos complicados contra Atlético MG, Cruzeiro e América, forças de BH e favoritos ao título. O treinador não leva muito em conta este fator. Segundo ele, a questão de jogar ou não em casa é mais psicológica e se for bem trabalhada o atleta pode encarar todos os duelos iguais, tanto em casa quanto no campo do adversário. “Não vejo diferença em jogar em casa ou fora. Claro que a torcida contra é um fator que pesa, porém, o jogadores precisam ter calma e sangue frio para superar esta adversidade. Dentro de campo, com a bola rolando, são 11 contra 11. E com um futebol bem jogado podemos vencer em qualquer campo. É assim que estou acostumado a trabalhar e é assim que procuro orientar meus jogadores”, disse Pugliese. “Não gosto de mudar muito os times que comando com relação aos jogos dentro ou fora de casa. Meus times possuem uma forma de jogar bem clara, bem definida e que procuro mudar pouco”, continuou o treinador.
O curto período de treinamento é um dos problemas que será enfrentado pela Caldense. O time se apresenta em 1o. de dezembro e depois de pouco mais de um mês e meio estará dentro de campo fazendo sua estreia no Campeonato Mineiro. O trabalho será intenso e não haverá grandes folgas de final de ano. Segundo a programação, haverá descanso dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro. O restante será de treinos intensos e alguns amistosos que serão programados futuramente. Ao todo o time terá aproximadamente 40 dias para estar em condições de começar a campanha no Estadual. “Exatamente por este tempo curto é que procuro estipular uma forma de jogar para minhas equipes e depois é só manter o padrão de jogo”, disse Pugliese.

Nenhum comentário: