quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A QUERIDINHA DA COMARCA


Poços de Caldas, MG - No último domingo durante a disputa da Prova Ciclística da Comarca dois participantes em especial  chamaram a atenção do público. João Batista de Toledo, 52 anos e sua filha, a pequena Júlia Rainara de Toledo, 8 anos. A dupla veio de Rio Claro, interior de São Paulo especialmente para a corrida em Poços de Caldas. Enquanto o João Batista é um veterano das corridas e já disputa provas há 36 anos, Júlia está apenas iniciando os mesmos caminhos do pai.  A menina corre a cerca de 1 ano por vontade própria, mas sempre foi acompanhada pela mãe, Ana Maria que viaja com ela em todas as provas. O pai é cuidadoso e acompanha sempre de perto a garotinha tomando o cuidado de, antes da prova, mostrar o circuito para ela. Eles fazem o percurso, identificam os pontos perigosos da corrida, onde ela pode correr um pouco mais, onde freia mais, a troca correta das marchas. “Graças a Deus, até hoje, não aconteceu nada de errado com ela. Júlia nunca sofreu queda nas provas que participou”, comenta o pai.
O estado do asfalto não passou impune das críticas da pequena.  Júlia disse que achou difícil a prova por causa dos “caroços” do asfalto e por causa do calor.
O ciclista veterano diz que o esporte deveria ser lei, não só no Brasil, mais no mundo, pois assim as crianças, jovens e adolescentes, teriam um caminho a seguir e não o mundo das drogas. “Incentivar minha filha no esporte e outras crianças como as que assisto em aulas beneficentes de ciclismo em Rio Claro-SP é a minha parcela de contribuição para que elas possam crescer não como atletas, mas como cidadãs conscientes e longe da marginalidade. Que no futuro elas sejam pessoas do bem”, disse o orgulhoso pai que é um exemplo a ser seguido não só pela filha Júlia, mas por todos que gostam de cultivar uma vida saudável ligada ao esporte.

Nenhum comentário: