sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ligeirinho e Tiago Loiola representam Poços na prova mais difícil do Brasil


Poços de Caldasm MG - Poços de Caldas tem dois representantes de peso na Ultramaratona Brazil 135. Adilson Ligeirinho, que busca seu terceiro título e Tiago Loiola que disputa a prova na categoria (60 horas).  Com uma distância de 217 Kms ( 135 Milhas) a serem percorridos em até 60 horas a Ultramaratona Brazil 135 é considerada a prova mais difícil do Brasil. A prova é toda realizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, no trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé . O Caminho da Fé é o Berço da Ultramaratona Brazil 135.
A Ultramaratona Brazil 135 faz parte da Copa do Mundo de Corridas de 135 Milhas -”BAD135 World Cup” - uma iniciativa da empresa americana AdventureCorps promotora da corrida Badwater 135 no Deserto do Vale da Morte na Califorina - USA que é dirigida por Chris Kostman. Esta Copa do Mundo de corridas em ambientes de máxima dificuldade já é considerada a série de corridas mais difícil do planeta. O Campeonato Mundial é formado hoje por :Corrida no Deserto,  Corrida no Gelo e Corrida nas Montanhas.
A Ultramaratona Brazil 135 é extremamente difícil porque é nas montanhas da Serra da Mantiquiera e apenas 20 dos 217 Kms de toda a corrida são planos. O atleta ao longo da prova “sobe e desce” um Monte Everest, com um total de mais de 10Kms de subida e aproximadamente 9 Kms de descida acumuladas.

Ligeirinho
Em busca de seu terceiro título, Adilson José Pereira, o Ligeirinho, campeão em 2008 e 2010, tem um carinho especial pela competição e dedicou pelo menos seis meses de muito treinamento para a prova,
Em 2010, Ligeirinho venceu a BR 135 ao percorrer seus 217 km chegando mais de duas horas na frente do segundo colocado.  Ligeirinho concluiu a prova ano passado em 27 horas e 59 minutos, batendo seu recorde pessoal em duas horas e 19 minutos. Durante este tempo ele se alimenta andando e parou poucas vezes apenas para trocar o tênis. “Mesmo chegando com folga na frente do segundo colocado não consegui relaxar em momento algum durante a competição.
Você fica estressado, sem raciocinar muito bem para saber se a diferença é grande ou pequena e por isso a tendência é perder o mínimo de tempo possível”, conta Ligeirinho.

Tiago Loiola
Tiago Loiola, o Tiago Ironman disputa a competição pelo segundo ano consecutivo. Em 2012 ele ficou com o segundo lugar, porém, por falta de conhecimento no percurso acabou tendo momentos de muitas dificuldades. “Desta vez acredito que posso brigar pelo título. Conheço o percurso, sei como funciona a prova e isto facilita bastante”, disse. “Nunca havia disputado uma competição deste tamanho, correr a noite em estradas de terra foi bastante difícil pra mim, não sabia o que podia vir. Apesar de ter corrido meio descompromissado fui vice-campeão e ficou de muito bom tamanho”, disse o Tiago.
 O segundo semestre de Tiago Iromann foi todo voltado para a preparação. Os treinos são sempre nas madrugadas e o atleta ainda faz natação e musculação, modalidades que ajudam a ganhar a resistência. “O percurso da BR-135 é muito desafiador com muitas subidas pela Serra da Mantiqueira e o atleta precisa ser forte para conseguir finalizar a competição. O clima também é um desafio a parte.  Sempre digo que o mais difícil de uma competição é você chegar nela. Tenho que aliar treinos com trabalho e não  é fácil conseguir este objetivo. Depois que você chega na competição as coisas ficam mais fáceis”, disse Tiago.
O atleta acredita que as condições adversas da prova é para todos e por isto vence quem estiver melhor fisicamente e com uma boa equipe de apoio. Tiago ainda está montando seu time, mas ele acredita que sua equipe tenha quatro membros. “Correr sozinho na madrugada foi a grande dificuldade que encontrei este ano. Nunca tinha experimentado isto numa competição. Foi bom, mas muito difícil. Estou treinando muito isto e vou estar preparado para o que vier”, finalizou o atleta, que está em busca de apoio. “Estou tentando suplementação e alguma ajuda financeira  para disputar bem a BR-135”, finalizou.



Nenhum comentário: