segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Campeão de slot car quer atrair mais participantes para a modalidade


Poços de Caldas, MG - Semana passada, o Racing Day, realizado em Poços de Caldas, abriu a temporada de competições de slot xar. Paulo Blasi vem se despontando com o principal piloto da cidade, com diversos títulos e se igualando aos competidores de outros Estados. O piloto conversou com o Mantiqueira sobre a temporada e também da tentativa de atrair mais gente para o esporte e assim, aumentar a equipe local.

Mantiqueira - Como será a temporada de slot car. Poços será palco de alguma competição?
Paulo Blasi - No próximo sábado, dia 26, acontece um Racing Day no interior paulista nos mesmos moldes do que foi realizado em Poços de Caldas semana passada. Serão quatro categorias que formam um torneio disputado durante um dia inteiro. Existe a possibilidade de Poços sediar uma das etapas do Campeonato Paulista. Estamos verificando as viabilidades, como será a premiação e buscando parceiros. Não podemos arcar sozinhos com uma competição deste porte. Este campeonato reúne um grande número de pilotos e precisa ser muito bem trabalhado. Esta etapa seria realizada na cidade no segundo semestre. Este ano teremos o torneio que reúne competidores do interior paulista e de Minas. Serão etapas em Poços de Caldas e Mogi Mirim. A cidade paulista conta com duas pistas e vem muito forte. Teremos etapa também em Americana. O campeonato contará com sete etapas. Pretendo competir no Campeonato Brasileiro que será disputado em dois dias e ir em algumas provas de Endurance. Este tipo de competição exige preparo pois são 12 ou 24 horas direto sem parar. Estas provas são disputadas por equipes que andam em torno de meia hora seguida na mesma fenda.

Mantiqueira - Você tem projetos para correr na Europa. Como será sua participação?
Paulo Blasi - Ainda não está confirmada minha participação. Recebi um convite para correr em Milão, em julho. Lá as dificuldades são maiores pois as pistas são de plástico, sem a ajuda do imã que estamos acostumados no Brasil. É bem mas complicado e exige muito do piloto. Estou vendo a possibilidade de competir na Itália mas ainda não sei se terei possibilidades de ir.

Mantiqueira - Como está o slot car em Poços de Caldas?
Paulo Blasi - Estamos tentando garimpar alguns novos talentos para o esporte. Buscamos a todo momento novos praticantes para ver se conseguimos deixar a modalidade mais forte na cidade. Estamos abertos para quem quiser conhecer o esporte. Os interessados podem nos procurar todas as quintas-feiras a partir das 19h30. Estamos situados no Hotel Alvorada, na rua Minas Gerais, 569.

Mantiqueira - Você atingiu um nível muito alto e compete de igual para igual com grandes pilotos do interior paulista. Como é sua preparação?
Paulo Blasi - Estamos sempre buscando um crescimento e isto só é possível competindo. Segundos perdidos acabam sendo determinantes no resultado final. Uma falta de concentração é suficiente para deixar de vencer uma corrida. Quanto maior o número de competições mais possibilidades de vencer. Esperamos que a divulgação deste esporte na imprensa aumente o número de interessados. Temos projetos para desenvolver um campeonato municipal. Temos uma pista de última geração e quem andar bem aqui vai andar bem em qualquer lugar do Brasil. Queremos formar uma equipe forte para fazer frente com Mogi Mirim e outras cidades importantes que hoje são as principais forças da modalidade.

Mantiqueira - Como funciona um carro de slot car?
Paulo Blasi - O carro tem em torno de 70 a 80 gramas, os motores possuem uma variação de rotação de força em torno de 18 a 50 mil rpm por minuto. Existe uma gama muito grande de motores que pode ser usada. Para competir bem é preciso um bom acerto de pneus exatamente como ocorre na  Fórmula 1. A relação coroa e pinhão também é intensa e é o equivalente a um câmbio de um carro normal. O que mais fascina é que a pessoa passa a ter um conhecimento sobre mecânica e elétrica e a ter gosto em montar seu próprio carro de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário: