domingo, 13 de janeiro de 2013

Cavaleiro de Poços é destaque e visa as Olimpíadas 2016


Poços de Caldas, MG - Participar dos jogos olímpicos é o sonho de qualquer atleta no mundo. Conquistar uma medalha seria a realização completa. Poços de Caldas vem se tornando num grande celeiro de talentos e potenciais candidatos a representarem o Brasil futuramente. O mais novo candidato é o cavaleiro Otávio César Tomé de Castro, de 15 anos.  O jovem vem se destacando em competições importantes em todo o Brasil. Otávio já conquistou títulos como o vice-campeonato de Salto Nível I e foi campeão do Ranking Brasileiro do Troféu Maurício Zangrande, resultados conquistados em 2012. O cavaleiro tem uma rotina puxada de treinos. O atleta busca se aperfeiçoar todos os dias no Centro Equestre Terra Nova. Nem mesmo nas folgas de final de ano o cavaleiro deixou de treinar. “Esta modalidade exige muito esforço e dedicação. Cada dia junto com o cavalo é muito importante na evoluçã”, disse Otávio.
Treinado pelo ex-campeão brasileiro Mazinho, Otávio domina as técnicas de adestramento e salto. As provas são bem desgastantes e cada modalidade é realizada em dias diferentes. Apenas o adestramento pode levar um dia todo para ser concluído e é decisivo na somatória dos pontos.

Conquistas
2012 foi um ano especial para Otávio. O jovem conquistou 14 títulos, todos da Associação Brasileira de Hipismo Rural (Abhir), Federação Paulista de Hipismo e Confederação Brasileira de Hipismo. Os resultados são frutos do longo tempo no esporte. Otávio treina desde os sete anos e se acostumou aos primeiros lugares.

Futuro
Este ano Otávio vai disputar os campeonatos de CCE - Concurso Completo de Equitação. A meta é conseguir bons resultados e tentar chegar ao Pan-Americano, competição que lhe abrirá portas em busca da vaga olímpica. Com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, CCAA, Oxicooper, Sudeste Material Escolar, Silverado Cowboy Shop e Colégio Integral

O Hipismo Rural
Descoberto e praticado unicamente por brasileiros, o Hipismo Rural buscou sua inspiração nas áreas rurais e fazendas como uma brincadeira, que logo desenvolveu-se com bases do adestramento e criação de regras próprias, levando esse esporte a um crescimento contínuo de cavaleiros e amazonas praticando, competindo, criando novos talentos e consagrando animais.
O Hipismo Rural compõe-se de um conjunto de provas realizadas em dois dias, incluindo competições de Resistência, Steeple chase, Cross e Picadeiro.
O Hipismo Rural é caracterizado por mostrar o trabalho do cavalo em espaço fechado (como dentro de um curral), tendo o animal que fazer as figuras de baliza, tambor, salto de obstáculos e recuos.
Hoje, as provas são disputadas em sete categorias: Escola, Mini-Mirim, Nível I, Intermediária, Master, Performance e Força livre.
O mais importante é despertar emoções, criar espírito de companherismo e demostrar equilíbrio e técnica no esporte.

Nenhum comentário: