domingo, 6 de abril de 2014

Cavaleiro de Poços é vice-campeão de CCE

Poços de Caldas/MG – De 28 á 30 de Março de 2014 foi realizada, na cidade de Colina/SP, a 3ª Etapa de CCE (Concurso Combinado de Equitação), prova Internacional, promovida pelo Haras Cedro da Colina em parceria com a ABHIR (Associação Brasileira de Hipismo Rural), FPH (Federação Paulista de Hipismo) e CBH (Confederação Brasileira de Hipismo). Prova esta, válida para o Ranking da FPH, CBH e ABHIR.
O Recinto que atualmente conta com um CROSS diferenciado, possui uma infraestrutura de referência para o esporte, que mesmo com forte chuva na sexta-feira, dia 28, primeiro dia do evento, a apresentação do CROSS, realizada no sábado, dia 29, aconteceu em ótimas condições.
A prova realizada, contou com mais de 100 (CEM) inscritos, mantendo constante a tendência de crescimento observada no CCE nesta temporada de 2014. Este crescimento se deve às medidas implantadas pela CBH, para o desenvolvimento da modalidade, trabalhando junto com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e sob á égide do Ministério dos Esportes. Reflexos desta evolução, voltada ao desempenho do “nosso” CCE nos jogos olímpicos do Rio em 2016, que incluem tanto á volta ás pistas de Cavaleiros que se destacaram em temporadas passadas, quanto o grande aumento de inscrições nas Categorias de Base.
Neste concurso, fortes emoções, também ficaram por conta do “clima de viagem”, que envolveu alguns dos Cavaleiros da Equipe Principal de CCE, que estão de partida para a Europa, dando continuidade aos preparativos para a participação Brasileira nos Jogos Equestres Mundiais. Márcio Jorge e Marcelo Tosi seguiram para a Inglaterra no dia 01 de Abril, onde já se encontra Carlos Paro. Gustavo Pagoto continuará seus treinamentos na Alemanha, enquanto Ruy Fonseca ficará nos Estados Unidos até o término do CCE ROLEX KENTUCKY, quando seguirá para a Inglaterra montando TOM BOMBADILL. Ruy Fonseca será o único Cavaleiro em KENTUCKEY, uma das provas “QUATRO ESTRELAS” que compõe o GRAND SLAM do CCE.
Grande expectativa e muita torcida de toda nossa comunidade do CCE estão também com Marcio Jorge e sua Josephine, que no início de Maio deste ano, disputarão o famoso “CCE QUATRO ESTRELAS” de BADMITON. È a primeira vez que um conjunto Brasileiro com base em nosso país disputará esta, que é a prova mais tradicional e uma das mais difíceis do Calendário Internacional.
A prova contou com celebridades como Sr. Marcelo Tosi como (Course Designer), Sr. Vinícius Buschinelli, Sra. Gimena Fernandez do Uruguai e Sra. Jamine Rohn da Argentina como Júri de Campo.
CCE – O CCE, modalidade Olímpica do Hipismo, teve sua primeira competição no início do Século XX, na Europa. O Esporte conhecido também como Triátlon Equestre era restrito aos oficiais da cavalaria que tinham como missão preparar os cavalos para a guerra. Os animais tinham que demonstrar obediência, agilidade, resistência, coordenação e coragem. As Guerras foram acabando, mas o esporte foi ganhando adeptos em todo o mundo, sendo considerado, atualmente, um dos esportes equestres mais completos. Durante os três dias de competição Cavalo e Cavaleiro precisam mostrar elegância e precisão do Adestramento, além de preparo físico na prova de Cross Cowntry com obstáculos fixos, que quando tocados pelos cavalos não desmontam.
SALTO CLÁSSICO – O Salto Clássico, mais conhecido como “Show Jumping”, consiste na transposição de obstáculos móveis, obstáculos estes, que caem quando tocados pelo cavalo.
ADESTRAMENTO – O Adestramento tem como propósito, ensinar técnicas que levam á harmonia de movimentos entre cavalo e cavaleiro, desenvolvendo no animal, disciplina, prontidão e elegância em seus movimentos. As provas de Adestramento consistem em movimentos (passos, trote ou galope) exigidos do cavalo com o objetivo de atingir a perfeição.
O Cavaleiro Poços Caldense, Otávio César Tomé de Castro, foi destaque na Competição, ficando em 3º lugar no Adestramento (Premiação Separada) e sendo Vice-Campeão no CCE. Foi uma prova emocionante e bem disputada, julgada pela Juíza Argentina, Sra. Jamine Rohr.
Otávio César esteve sob a coordenação técnica de seu instrutor, Antonismar Capello Donabella (Mazinho), que também obteve excelente resultado, sendo Campeão de Adestramento e CCE, na Categoria Master.
Otávio César lidera o Ranking de Adestramento e CCE na Categoria Nível I.
TROFÉU EFICIÊNCIA – Aconteceu também no dia 28 de Março de 2014, no Clube Hípico de Santo Amaro/SP, a cerimônia de entrega aos vencedores do Troféu Eficiência Edição 2013 (Salto, Salto Iniciante, Adestramento, CCE, Enduro e Volteio). O Troféu Eficiência, tão cobiçado entre os competidores, é concedido aos cavaleiros e amazonas que obtiveram melhor desempenho nas provas oficiais da FPH (Federação Paulista de Hipismo) no último ano.
Otávio César recebeu o Troféu Eficiência neste ano, pelos resultados obtidos ao longo de 2013, sendo Campeão e Vice-Campeão do Ranking da FPH na Categoria Avançados.
PROVA DE SALTO – Aconteceu ainda, no dia 16 de Março deste ano, a 1ª Etapa de Salto, do Ranking do Centro Hípico Guega, de propriedade do Cavaleiro olímpico de CCE SERGUEI FOFANOFF (Guega) cavaleiro que mais obteve medalhas para o Brasil, podendo citar entre elas, a conquista de 2009, que o consagrou Hepta Campeão Brasileiro de CCE, ocasião em que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), lhe concedeu o Prêmio Brasil Olímpico, como o melhor atleta da modalidade. Participou de Olimpíadas de Barcelona, Atlanta e Sidney. Disputou campeonatos Mundiais na Suécia e na Holanda, além de três pan-americanos.
Otávio César, foi destaque na competição, sendo Vice-Campeão na série 1,10mt, montando sua égua Polly Pocket, da raça Puro Sangue Inglês.
CLÍNICA – Otávio César, ainda participou nos dias, 21 e 22 de Março deste ano, da clínica de Salto e Adestramento, ministrada pelo cavaleiro Olímpico Serguei Fofanoff (Guega), no Centro Hípico Xingú, na cidade de São José do Rio Pardo/SP.
O Cavaleiro Otávio César agradece aos seus patrocinadores, sem os quais, nada disso seria possível. Hipermercado San Michel, Sudeste Móveis Escolares, Casa Lotéria Estação da Sorte, Colégio Poliedro, Grupo Dme, Leia Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09, através de seu incentivador Hotel Nacional Inn e Prefeitura Municipal de Esportes/Secretaria de Esportes e Haras Clube do Cavalo.

Nenhum comentário: