domingo, 30 de agosto de 2015

Atividades físicas no Parque Municipal marcam Dia Nacional de Combate ao Fumo

 Poços de Caldas, MG - Dezenas de pessoas se reuniram no Parque Municipal Antônio Molinari para o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que aconteceu neste sábado (29). O evento foi realizado pelo “Projeto Viver”.
As atividades começaram por volta das 8h30 e o público presente pode usufruir de aulas gratuitas de zumba, funcional, caminhada, alongamento, slackline, muay-thai, yoga, gyrokinesis, bate-papo com psicóloga e nutricionista, mesa de frutas, iogurtes e água. “Fumar ou Viver?.. A escolha é sua” foi o tema da campanha, que teve o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro, bem como estimular a busca por uma vida saudável. A programação começou segunda-feira (24), quando ocorreu uma ação de conscientização na rua Assis Figueiredo e seguiu durante a semana com um ciclo de palestras sobre o tema, que contou com a presença de alunos de várias escolas da cidade.

 Energia

Professores e participantes, que ganharam uma camiseta do evento ao doarem dois litros de leite, que foram revertidos para a Avocc e Cacon, deram o ritmo do evento, realizando as aulas e as atividades físicas proporcionadas por cada equipe.
A professora de Educação física Janaína Cruz ministrou aulas de funcional, boxe e treinamento de corrida. “Nós abraçamos essa causa para mostrar que o esporte é um meio contra o tabaco. O importante é que o evento contou com várias atividades físicas e as pessoas puderam ver com qual elas se identificam e correr atrás. Há tantas opções de esporte hoje, o importante é correr atrás e parar de fumar”, destaca a professora.

Parando de fumar

Em meio às dezenas de pessoas que participaram do evento, estava uma turma de 18 mulheres da cidade de Ipuiúna, que vieram para Poços só para prestigiar o Projeto Viver. Entre elas, Eliana da Silva Muniz, que é fumante e disse que depois de participar das atividades já está pensando em parar de fumar.
“Vim para Poços por causa do evento. Temos um grupo de umas 20 mulheres que faz caminhada há muito tempo e esse já é o terceiro evento que participamos aqui. Gostamos desse tipo de coisa, de caminhar, de estar livre, de natureza. É muito bom porque alerta para nós os malefícios do cigarro. Nós já sabemos dos riscos, que podemos passar por doenças, câncer e outras coisas. Mas, parece que levamos o cigarro como algo para ajudar a combater o estresse, só que na verdade ele está acabando com a gente. Foi um alerta, me tocou e quem sabe eu pare de fumar. Temos que dar valor à vida, ainda mais depois de um dia como esse, que a gente se diverte e vê o quanto é importante a vida da gente”, salienta Eliana.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo “Fumar ou Viver?.. A escolha é sua”  foi uma realização do Projeto Viver, com organização da Aviya Assessoria & Eventos e CMO, com apoio da prefeitura, Polícia Militar e TV Poços.

Nenhum comentário: