terça-feira, 19 de setembro de 2017

I Semana Paralímpica acontece no poliesportivo Moleque César

Poços de Caldas, MG - A abertura da I Semana Paralímpica de Poços de Caldas aconteceu nesta terça-feira (19), à tarde, com a realização de partidas de goalball masculino, no poliesportivo Moleque César, Cascatinha, entre equipes da Associação de Assistência aos Deficiente Visuais (AADV).
As atividades integram a programação do Dia Nacional do Deficiente, comemorado em 21 de setembro. A Secretaria Municipal de Esportes é parceira na promoção do evento. A programação encerra nesta quinta-feira, com a modalidade de bocha e jogos entre equipes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Associação dos Deficientes Físicos de Poços (Adefip).
Participaram da cerimônia de abertura o vice-prefeito Flávio Faria, o secretário de Esportes Wellington Guimarães, o vereador Lucas Arruda e dirigentes de entidades da cidade de assistência aos deficientes.
Os jogos contam com a participação de dezenas de alunos de três escolas da cidade: Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, E.M. Mariquinhas Brochado e E.M José Neto. O grupo serve de apoio ao evento e também participa dos jogos. No caso do goalball, os estudantes jogaram de olhos vendados.
Eraldo Sandi, coordenador do projeto, diz que a expectativa é o maior crescimento dos esportes paralímpicos em Poços. De acordo com ele, a intenção é no próximo ano tornar a Semana um evento de caráter regional. “Também estamos em conversações finais para trazer o Campeonato Brasileiro de Goalball para Poços”, anunciou.
O preparador físico Leonardo Souza, informa que Poços possui em atividade 25 praticantes de goalball e alguns são destaque no esporte. “Entre eles Márcio Augusto (campeão mundial), também Fernando Brito e Lucas Júnior, ambos integrantes da Seleção Brasileira”.
Alan Luiz, fisioterapeuta da Adefip, comenta que o evento em Poços é um sonho realizado, como se fosse um sentimento de vitória depois de tanta luta. Na avaliação dele, a interação através do esporte entre pessoas deficientes e alunos das escolas públicas, é um processo importante e eleva a autoestima de todos.

Nenhum comentário: