terça-feira, 19 de setembro de 2017

Atleta de Poços é vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude

Poços de Caldas, MG - Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude é disputado por  jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país. São 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.
A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, o Brasil foi representado por 97 atletas. Deste total, entre as modalidades que integram o programa dos Jogos, nada menos que 72% dos atletas também passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, entre eles os medalhistas Layana Colman (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia).


Poços em destaque

O Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09 que tem como incentivadores as empresas Climepe Total e Construtora Etapa; e apoio da DME Energética participou deste evento com o aluno/atleta Pedro Henrique Querino de Oliveira.  Pedrão como é mais conhecido na nossa equipe estuda no CAIC – Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto. É a segunda vez que o nosso aluno/atleta se classifica para participar dos Jogos Escolares da Juventude na prova dos 75metros rasos. O ano passado Pedrão se classificou na etapa estadual ficando em primeiro lugar, tinha na ocasião 90 alunos participando e esse ano repetiu a mesma colocação com 70 alunos participando da prova.
Pedrão participou nos Jogos Escolares da Juventude na cidade de Curitiba entre os dias 11 a 15 de setembro das provas de 75 metros rasos e do revezamento 4 x 75 metros rasos. Na prova dos 75 metros rasos o aluno/atleta ficou na 5ª posição há apenas 0”09 centésimos do 1º colocado, 0”06 centésimos do 2º colocado, 0”04 centésimos do 3º colocado e 0”02 centésimos do 4º colocado. Uma prova muito disputada. Na prova do revezamento 4 x 75metros rasos, foi o atleta que ocupou a 4ª posição na corrida. A equipe de Minas Gerais se classificou na semifinal no dia 14 e participou da final desta prova no dia 15 de setembro. Minas Gerais ficou em 2º lugar geral atrás apenas do Rio Grande do Sul. “Pedrão me falou por telefone que pegou o bastão na quinta posição e que conseguiu dar uma arrancada com muita velocidade ajudando a equipe do nosso estado conseguir o vice-campeonato.  Tentamos nestes últimos dias dar todo o suporte para o nosso aluno/atleta assim como os outros alunos do nosso projeto que acontece na pista municipal de atletismo. Ficamos impossibilitados de treinar entre os dias 10 a 30 de agosto, devido a show realizado no local de treinamento – pista de atletismo – onde tivemos que improvisar os treinos no parque municipal e campo dos escoteiros (pois Ronaldão, local sugerido para treinarmos não se pode usar o gramado).  Fato esse que ocasionou a saída de alguns alunos do nosso projeto e prejudicou muito os treinamentos dos alunos/atletas que estão se preparando para as competições do final de ano. Nossa equipe estava praticamente montada para estas competições e agora teremos que em um período muito curto tentar recuperar o número ideal de alunos”, disse o professor Sidnei Carlos de Parolis.



Compromissos do Projeto Atletismo
Poços de Caldas até o final do ano

Competições a serem realizadas na
Pista Municipal de Atletismo – Poços de Caldas
05 e 06 de outubro de 2017 – Campeonatos Brasileiros dos Institutos Federais.
14 de outubro de 2017 – Jojuninho
11 de novembro de 2017 – Atletismo Lidarp

Participações em Competições fora
da cidade de Poços de Caldas
06 a 08 de outubro de 2017 -  Jogos Sul – Americanos da Juventude em Santiago do Chile.
28 e 29 de outubro de 2017 – Campeonatos Brasileiros de Atletismo Interclubes – Porto Alegre – Rio grande do Sul
16 a 25 de novembro de 2017 – Jogos da Juventude Brasileiros – Módulo II – Brasília – Distrito Federal.

Nenhum comentário: