quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Tem início em Caldas a quinta edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Poços de Caldas, MG - Teve início ontem, e segue até o próximo domingo, a quinta edição dos Jogos dos Povos Indígenas. A edição deste ano está sendo realizada na aldeia da tribo Xucuru-Kariri. Na cerimônia de abertura, autoridades locais, estaduais e representantes dos povos indígenas lembraram as dificuldades enfrentadas pelos índios no Brasil e destacaram que através do esporte vem uma oportunidade de diálogo entre as tribos para tentar buscar soluções para os maiores problemas enfrentados.

Os jogos

Estão competindo cerca de mil indígenas em modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, atletismo, corrida de 100 metros, corrida com tora, futebol, futebol de cabeça, arremesso de lança, luta corporal, zarabatana e danças de agradecimento às divindades. Além dos jogos, o evento tem venda de diversos artesanatos feitos pelos índios. “É uma honra sediar estes jogos e receber nossos irmãos de várias partes do Brasil. Aproveito para convidar a todos os povos da região a vir aqui e conferir a grandiosidade do evento e conhecer culturas diferentes”, disse o cacique Jal, da aldeia Xucuru-Kariri.
Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão troféus tradicionais, produzidos pelos próprios indígenas da etnia anfitriã da competição.
Para a realização dos jogos aconteceu a construção de uma quadra poliesportiva e também de um campo de futebol. A primeira edição aconteceu em 2012 e foi organizada pelo Povo Xacriabá. Os demais jogos aconteceram na aldeia Guarani Pataxó, em Carmésia, pelos Krenak de Resplendor, e o último, em 2014, na aldeia Verde do Povo Maxakali em Ladainha.

A competição

Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado de Minas Gerais (Copimg) e têm como objetivo promover o esporte socioeducacional nas aldeias indígenas mineiras.
Várias localidades no Brasil promovem jogos regionais indígenas. Desde 1996 são realizados os Jogos Brasileiros e, em 2015, foi realizada a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas em Palmas, Tocantins. Indígenas de 22 países e 24 etnias brasileiras participaram do evento.

História

Os Xucurus Kariris são um grupo indígena oriundo do município brasileiro de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas, e provêm da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Em Alagoas, habitam as Áreas Indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto, e às margens do lago formado pela Barragem de Moxotó, no município de Glória, na Bahia (Área Indígena Quixabá). Em 2001, o órgão indigenista oficial, na tentativa de assentar definitivamente o grupo, destinou uma fazenda no município de Caldas, distante 20 km de Poços de Caldas, sul de Minas, para permanência do grupo. Essa fazenda possui 101 hectares e é de posse da União Federal. Membros do grupo ainda permanecem na Bahia. O cacique negocia com a Funai a ida deles para Minas. Eles sempre estão participando ativamente do movimento indígena e dos encontros relativos à questão indígena no Estado e na União.

Nenhum comentário: