sábado, 16 de setembro de 2017

Terminam neste domingo os Jogos dos Povos Indígenas

Poços de Caldas,MG - Tudo que é bom dura pouco. É este o sentimento na aldeia dos Xucuru-Kariri, em Caldas, com o encerramento dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontece neste domingo. Desde quinta-feira, representantes de comunidades indígenas de várias partes do Brasil participaram do evento, que uniu esporte com a cultura. Para o cacique Jal, da Xucuru-Kariri, o evento cumpriu sua promessa de unir os povos e também de passar uma mensagem para as autoridades olharem com mais carinho para o povo indígena brasileiro. “Estou muito feliz com estes jogos na nossa aldeia, principalmente pelo fato de estar sendo prestada uma homenagem ao meu pai, cacique José Sátiro, que morreu em 2015 e certamente ficaria muito satisfeito em ver nosso povo todo reunido aqui”, disse Jal.
Os Xucurus kariris são de Palmeira dos Índios, em Alagoas. A tribo chegou em Caldas em 2001, já sob o comando de José Satiro. Com a morte do cacique, um de seus filhos, Thyeru Jal, assumiu a tribo.
Política Indígena - Segundo Jal, durante o evento aconteceu uma política só de índios, em que foi feito um documento reivindicando questões importantes. “Precisamos de mais apoio do governo e esperamos que sejamos atendidos”, disse ele. O atual governo do Estado nos tem atendido bem, mas pedimos aos prefeitos, principalmente ao nosso prefeito Ulisses Guimarães, de Caldas, que olhe com carinho para nossas necessidades e nos atenda dentro do possível”, falou Jal. “Agrademos a imprensa que está aqui nos prestigiando e o povo Xucuru-Kariri agradece ao jornal Mantiqueira, lá de Poços de Caldas, que veio aqui nos prestigiar. Um muito obrigado a todos”, finalizou o cacique Jal.
Os jogos - Estiveram disputando os jogos em Caldas cerca de mil indígenas em modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, atletismo, corrida de 100 metros, corrida com tora, futebol, futebol de cabeça, arremesso de lança, luta corporal, zarabatana e danças de agradecimento às divindades. Além dos jogos, o evento tem venda de diversos artesanatos feitos pelos índios.
Os três primeiros colocados em cada modalidade levarão para suas tribos troféus tradicionais, produzidos pelos próprios indígenas da etnia anfitriã da competição.
Os Jogos dos Povos Indígenas são idealizados pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado de Minas Gerais (Copimg) e têm como objetivo promover o esporte socioeducacional nas aldeias indígenas mineiras. Várias localidades no Brasil promovem jogos regionais indígenas. Desde 1996 são realizados os Jogos Brasileiros e, em 2015, foi realizada a primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas em Palmas, Tocantins. Indígenas de 22 países e 24 etnias brasileiras participaram do evento.

Nenhum comentário: