terça-feira, 31 de outubro de 2017

Campeonato Mineiro terá novo formato em 2018

Poços de Caldas,MG - Nessa segunda (30), foi realizada uma reunião arbitral na Federação Mineira de Futebol com representantes dos doze clubes que disputarão a elite do Campeonato Mineiro em 2018, e uma novidade marcou o evento. Por meio de votação, foi decretada a volta da fase de quartas de final; os nove times do interior votaram a favor, e os três times da capital votaram contra, prevalecendo a decisão da maioria. A última vez que o Mineiro foi disputado nesse formato foi em 2010.
As 11 rodadas da primeira fase estão mantidas, e os primeiro oito colocados avançam às quartas de final, que terão partida única. Quem fizer a melhor campanha, tem a vantagem de jogar em casa; a renda será dividida. Se houver empate, a vaga será definida nas penalidades. As duas equipes com pior desempenho são rebaixadas. A semifinal e a final continuam com jogos de ida e volta, e quem tiver a melhor campanha no campeonato joga a segunda e decisiva partida em casa.
Só haverá disputa do campeão do interior se duas equipes do interior se classificarem para as semifinais e forem eliminadas, sendo, então, a decisão em dois jogos. Em caso de empate, haverá disputa de pênaltis.
Esse novo formato será mantido também para a edição 2019.
O vice-presidente da Caldense, Marcelo Salles, e o gerente de futebol, Luisão, foram os representantes do clube na reunião. Para Luisão, este novo formato é muito importante, principalmente para as equipes do interior, que poderão ter mais chances na disputa pelo título. “Há alguns anos, esse novo formato já vinha sido discutido e proposto, e agora, por unanimidade entre os times do interior, conseguimos a mudança. O Campeonato passa a ser mais disputado”, afirma.
O Estadual começará no dia 17 de janeiro e está previsto para terminar no dia 08 de abril; a tabela será divulgada 60 dias antes do início. Os times que disputarão a elite do Mineiro em 2018 são: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova.

Nenhum comentário: