sábado, 21 de outubro de 2017

Poços de Caldas recebe etapa do Campeonato Mineiro de Canoagem e Paracanoagem

Poços de Caldas, MG - As águas da represa Bortolan receberam, neste sábado (21), a etapa do Campeonato Mineiro de Canoagem e Paracanoagem. O evento é uma realização do Clube de Remo & Canoagem de Poços de Caldas, com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes. O campeonato foi realizado durante todo o dia e contou com presença de competidores de várias partes do Estado. A raia de competição tem o cumprimento de 500 metros, iniciando na altura do Bar e Restaurante Capiau 1 e finalizando na altura do Bar Restaurante Capiau 2. Para o ex-vice-prefeito Nizar El Khatib, incentivador do esporte na cidade, o evento novamente marcou Poços de Caldas positivamente no calendário esportivo. “O remo foi destaque nos Jogos do Rio de Janeiro e estamos muitos contentes em poder sediar este campeonato e dar ao público da cidade uma chance de acompanhar de perto uma disputa tão interessante. Parabenizo o Marcelo Norberto, o Rafael, enfim, a todos do clube de Poços pela bela iniciativa”, disse ele.
Para Marcelo Corrêa Norberto, do Clube de Remo, a importância de Poços de Caldas receber a etapa do Campeonato Mineiro mostra que o trabalho feito na cidade está no caminho certo. Apesar da represa Bortolan estar bem abaixo do seu nível devido à longa estiagem, o evento foi um grande sucesso. “A importância deste evento é que já há algum tempo estamos preparando Poços de Caldas para ser um polo de canoagem. Quando isto acontecer teremos barcos e instrutores para desenvolver mais este esporte, além de conseguir atrair mais competidores para representar a cidade. Este é o grande objetivo do nosso Clube de Remo”, disse Marcelo.

Visitantes

Além de competidores de várias partes de Minas, a etapa do Campeonato Mineiro trouxe para Poços muitos visitantes neste final de semana. Alguns com o intuito de conhecer o esporte e levar a canoagem para suas cidades. Este é o caso de Lúcia Bandeira, que veio de Lambari especialmente para ver como funciona a estrutura de uma competição como esta. Ela pretende realizar campeonatos em sua cidade muito em breve. “Temos em Lambari um belíssimo lago, mas ele está ocioso e carente de atividades esportivas. Vim até Poços ver este campeonato e quero levar para lá, apresentar para nossa cidade este esporte que é tão maravilhoso. Queremos cativar o lambariense para a possibilidade de explorar este esporte”, disse Lúcia, que ficou encantada com o que viu em Poços. “Conheci agora o trabalho do Marcelo e acredito que temos condições de repetir este sucesso em nossa cidade. Temos comunidades carentes próximas  ao lago e queremos que este pessoal tenha acesso ao esporte de ponta como é a canoagem e o remo”, finalizou Lúcia.

Projeto

O diretor da Escola Sérgio de Freitas Pacheco, Antônio Eduardo Siqueira, é daqueles que se dedica ao máximo e não mede esforços para fazer algo diferente em prol de seus alunos. Ontem ele estava na represa Bortolan com um grupo de meninos da escola que participaram do campeonato. Antônio conta que recebeu o convite do Clube de Remo para montar uma equipe para participar de projetos de canoagem e disputar campeonatos. No evento de ontem, cerca de 10 alunos da escola estiveram presentes. “Desde maio estamos remando com o pessoal do clube e isto fez muita diferença para nossos alunos, que estão motivados e muitos até já melhoraram seus desempenhos em sala de aula”, disse o diretor. Os alunos da escola Sérgio Pacheco treinam às sextas-feiras e aos domingos. “Através deste projeto estamos na busca de patrocínio e tentando melhorar as condições dos meninos em competir”, finalizou o diretor, que acabou homenageado com a medalha Wilson Reeberg. “O Wilson é um amigo de Poços e quando presidente da Confederação Brasileira de Remo foi um grande incentivador na fundação do Clube de Remo, que depois incorporou o segmento de canoagem”, disse Marcelo Norberto que convidou  a reportagem do Mantiqueira para entregar a medalha ao diretor da escola Sérgio Pacheco.

Nenhum comentário: