sábado, 28 de abril de 2018

Jornalista cria projeto “Repórter Fitness” e tem sua vida completamente transformada

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Acima do peso e precisando de novos desafios, o jornalista Rafael Santos criou o Projeto Repórter Fitness e mudou radicalmente sua vida. Quando o projeto começou Santos pesava 80,4 quilos, após a primeira fase seu peso já era de 67 quilos. Agora vem mais uma etapa e ele novamente terá um desafio que poucos teriam coragem de encarar. Ele vai disputar a Meia Maratona das Águas, que liga Poços de Caldas a Pocinhos do Rio Verde. Ao mesmo tempo em que tem uma equipe que ajuda na preparação e orienta seus treinos e alimentação, Santos escreve para o site Poços Já tudo que acontece em seu dia a dia. Confira alguns detalhes da mudança de vida do jornalista nesta entrevista.

Mantiqueira - Atuar no jornalismo esportivo acabou facilitando na criação do Projeto Fitness?
Rafael Santos - Trabalhei bastante tempo no jornalismo esportivo do Jornal de Poços, numa linha bem parecida com a sua no Mantiqueira, e quando o Jornal de Poços fechou as portas fui para o Portal Poços Já, mas acabei não conseguindo manter o público que tinha no Jornal de Poços, que era um leitor mais acostumado com jornal impresso e com isto minhas matérias estavam com pouco acesso. Fiquei pensando em como buscar coisas novas, o que seria bom para mim também. Foi aí que nasceu a ideia do Projeto Repórter Fitness. Eu estava bem acima do peso, gordo, e veio a ideia de viver na pele as modalidades esportivas que eu cobria. No começo eu queria provar para todos, principalmente para mim, que mesmo fora de forma era possível encarar o desafio e isto acabou mudando minha vida completamente. 

Mantiqueira - E como foi este começo?
Rafael Santos - Nada fácil, mas aos poucos fui melhorando minhas condições. Fiz boxe chinês, corrida de seis quilômetros, um passeio de 30 quilômetros de bicicleta que quase morri, fiz jiu-jitsu, tudo isto escrevendo um texto jornalístico falando de minha experiência em participar das matérias que eu estava produzindo. Mas mesmo fazendo várias modalidades eu não emagrecia e isto causava estranheza nas pessoas que me questionavam sobre isto. Neste momento o projeto se enfraqueceu porque as pessoas não entenderam que a finalidade era eu mostrar que era possível uma vida normal, comendo e bebendo normalmente e ao mesmo tempo fazer esporte. As pessoas queriam ver resultados, pois para elas uma pessoa acima do peso não passa a imagem de que o esporte é uma coisa boa para a saúde. Foi aí que resolvi mudar o foco e encarar o esporte como uma verdadeira mudança de vida.

Mantiqueira - E como foi esta mudança no projeto?
Rafael Santos - Passei a pensar como um atleta profissional e todos os desafios que isto envolveria. Neste momento meu foco foi participar da Volta ao Cristo, uma das competições mais difíceis do Brasil. Claro que eu precisaria de profissionais me ajudando e apareceu gente muito boa para me dar respaldo. Fui atrás do Fernando Nascimento, da Academia Nafar, e ele topou abraçar o projeto. Depois procurei a Josi Cardillo, nutricionista. Vieram parcerias com a Italia Gourmet, Unitran, enfim, não estava mais sozinho para encarar o desafio. Comecei a fazer os treinamentos e ao mesmo tempo relatando jornalisticamente tudo que acontecia. Já neste início o resultado foi muito melhor do que havia imaginado. Foram 45 dias de projeto tudo muito perfeito. Completei a prova na marca de duas horas, acima até do que eu estava fazendo nos treinos, e minha condição física era muito melhor. Neste primeiro projeto perdi oito quilos, ou seja, um grande sucesso tanto para mim e para todos que acompanharam o sofrimento e os desafios enfrentados neste período.

Mantiqueira - E qual será o próximo projeto?
Rafael Santos - Me entusiasmei tanto que pensei em algo maior que a Volta ao Cristo. Por que não a Meia Maratona das Águas, prova que liga Poços de Caldas a Pocinhos do Rio Verde? São 25 quilômetros e um desafio muito interessante para uma pessoa que até pouco tempo jamais se imaginava fazendo este tipo de coisa. Os parceiros do primeiro projeto voltaram a abraçar a causa, vieram outros parceiros e a ideia é mostrar novamente o dia a dia dos treinos e incentivar outras pessoas e praticarem esportes, mostrar que eles podem assumir desafios, ter uma vida saudável e um ótima qualidade de vida.

Mantiqueira - Quais as maiores dificuldades que você enfrentou ou enfrenta nesta mudança de uma vida sedentária para uma vida de atleta?
Rafael Santos - Minha vida realmente mudou tudo. O mais complicado foi realmente o álcool, pois tinha uma vida social em que uma cervejinha e um chope eram sagrados. Trocar o pão pelo omelete foi de boa, mas a bebida pesou muito porque entra a questão social de sair com amigos e tomar a cervejinha, ir num churrasco e não beber e isto realmente foi difícil de encarar. Difícil também no começo acordar bem cedo para treinar, ou seja, mudar a cabeça não foi nada fácil. Manter uma disciplina de atleta exige muita força de vontade, mas garanto que dá para fazer. Depois as coisas ficam mais fáceis e se tornam prazerosas. Nesta época tem ainda o frio das manhãs também não ajuda, mas o ganho a cada desafio vencido dá um sentimento muito bom e hoje eu não troco por nada.

Nenhum comentário: