No último final de semana, aconteceu na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo, a primeira etapa do Campeonato Paulista de Judô. O sensei Elton Fiebig levou vários atletas de Poços de Caldas ao evento, que representaram Divinolândia e a Associação Marcos Mercadante de Araras. eles tiveram uma boa participação no campeonato, considerado um dos mais difíceis do Brasil. A equipe conseguiu uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. A força do judô ficou evidente neste final de semana, já que no mesmo dia o Clube de Judô Poços de Caldas foi campeão de mais uma etapa da Liga Sul-mineira, sendo que o atleta Fábio Dechichi foi um dos destaques, campeão na categoria leve e vice-campeão no absoluto. Ele ainda foi eleito o atleta destaque do ano de 2009. Além de ser atleta do Clube de Judô Poços de Caldas e aluno do sensei Matsuo, Fábio também representa o Projeto Soma e vem sendo apontado por Elton Fiebig como um dos grandes talentos da modalidade.
“Os resultados dos atletas de Poços de Caldas mostram que o trabalho que vem sendo feito está no caminho certo. Vejo que as oportunidades que eles estão tendo de lutar pela Federação Paulista e ainda se testarem na Liga Sul-mineira acabam dando um bom contraponto. Na Liga eles conseguem avaliar onde evoluíram e nas competições pelo interior paulista aprendem a competir, entram com tudo numa disputa de alto nível onde falhar é fatal”, disse Fiebig.
A primeira fase do Campeonato Paulista é regional, depois vem o Estadual do Interior que será nos próximos dias e se conseguir a classificação o atleta entra no Campeonato Paulista, que reúne realmente os melhores atletas do Estado. O campeão do Paulista estará automaticamente classificado para o Campeonato Brasileiro. “O trabalho está dando resultado e acredito que daqui para frente a tendência é só de crescimento”, completou Fiebig.
Os destaque da equipe na primeira etapa do Paulista foram Taísa Moras, campeã na categoria júnior, peso medio; Cíntia Custódio, vice-campeã juvenil pesado; Vinícius Marcondes, vice-campeão júnior, super-ligeiro e Luiz Gustavo Barbosa, terceiro colocado, peso ligeiro.
O trabalho de Elton Fiebig, campeão mundial master, vem sendo muito elogiado pelos seus alunos. Fábio Dechichi, campeão na Liga e atleta destaque, demonstrou isto ao falar do mestre. “Eu só tenho a agradecer ao sensei Elton pois acho que o trabalho que ele vem fazendo com a gente está melhorando muito nosso judô. Estou aprendendo bastante e acho que todos que treinam com ele também estão. Os resultados mostram isto e acho que em breve teremos mais títulos para consagrar este trabalho que vem sendo feito”, disse. Sobre o crescimento do judô feminino e os bons resultados obtidos no Paulista , Elton tem uma explicação. Para ele, elas se destacarem mais que os homens é devido à dedicação e ainda pela qualidade das adversárias. O sensei destaca que as meninas de Poços são fortes, treinam num nível muito bom, fazem complementos de educação física, musculação e dão uma ênfase maior na parte de luta. “Elas já treinaram com atletas olímpicas e viram que o sonho não é tão difícil quanto parece. A partir do momento que você tem a oportunidade de ver atletas de alto desempenho e perceber que eles não são tão diferentes de você, ganha-se uma motivação a mais”, destaca Fiebig.
Elton, que além do Projeto Soma tem um trabalho em diversas escolas de Poços, lembra que dia 8 de maio estará realizando o "Festival de um ano", com a presença dos meninos que treinam na academia e nas escolas. “A finalidade deste festival é justamente mostrar para estas crianças o que é na prática o judô e possibilitar que conheçam como é a vida de um atleta”, conta o sensei, que destaca que no evento estarão presentes em Poços atletas de São Paulo, da Seleção Brasileira, para tentar incentivar os novos talentos. O evento será realizado no ginásio Moleque César, no Cascatinha, a partir das 14h.
Elton Fiebig vem apostando forte no jovem Vando da Silva Neto. Para o sensei, o jovem é um forte candidato a ser um grande judoca muito em breve. “O Vando é um garoto que vem se destacando nos treinamentos, tem muita força de vontade, além da força física impressionante e aos 12 anos tem 1,70m e pesa 84 quilos. Por isto ele vem se sobressaindo bastante e acredito muito no potencial deste garoto”, disse Fiebig que ressalta que não tem dúvida que está surgindo um novo talento em Poços de Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário