sábado, 31 de julho de 2010

Atleta de Poços se destaca no basquete

ACS - Caldense - Os amantes do basquete na região conhecem bem a boa fama e tradição do time profissional de São Sebastião do Paraíso/MG - o Paraíso Basquete -, no contexto do esporte de Minas Gerais. A equipe tem como local de treinos e mando de jogos um dos maiores e mais bem estruturados ginásios poliesportivos do Brasil. Treinar na Arena Olímpica João Mambrini, naquela cidade, é o sonho de todo garoto que pretende seguir carreira no esporte.
No caso do atleta Otávio Troyano, o desejo foi realizado, tendo a Caldense como maior trampolim para que esse sonho fosse alcançado. O jogador, que começou a treinar em Poços, nas quadras da Associação Atlética Caldense - recebendo as orientações do diretor e técnico de basquete do clube, Júlio César de Freitas -, passou por importantes equipes do estado de São Paulo. Hoje, jogador profissional do time de Paraíso, Troyano almeja colocar a equipe na Liga Nacional - o NBB (Novo Basquete Brasil), principal categoria da modalidade no país.
Otávio Troyano esteve semana passada em Camanducaia para disputar a fase regional do Jimi (Jogos do Interior de Minas). Seu time participa de importantes competições de basquete pelo Brasil, como o campeonato paulista - sendo a única equipe mineira a disputá-lo. O atleta, que durante a edição de 2010 do Joju (Jogos da Juventude) foi aos ginásios só para assistir aos jogos de basquete da Caldense/SMEL, cedeu uma entrevista exclusiva à assessoria de imprensa da Caldense.
Durante a conversa, Troyano falou sobre seus desafios para este ano no Paraíso Basquete - o Campeonato Mineiro, a Copa Brasil e a Liga Nacional de 2011. Na entrevista, o atleta relembrou, com emoção, seu início no esporte e contou como foi sua passagem pela Caldense, ao lado de seus professores e técnicos. Troyano revelou profunda gratidão ao clube pela importante base esportiva formada em sua adolescência.
Assessoria de Comunicação Social da Associação Atlética Caldense - Como foi seu início no basquete e sua trajetória na Caldense?
Otávio Troyano - Começei a jogar basquete nas categorias de base da Caldense, com 12 anos de idade, jogando os campeonatos mineiros de praticamente todas as categorias, tais como cadete, infanto-juvenil, com resultados - a nível estadual - muito bons pelo patamar das competições e equipes que disputavam naquela época. Lembro-me de um terceiro lugar no estadual disputado na cidade de Divinópolis, que foi por nós comemorado mais que um título. Foi realmente um campeonato de nível técnico muito elevado, e tenho muito orgulho dessa conquista.
ACS/Caldense - Quais foram as pessoas, dentro da Caldense, que mais contribuíram para seu sucesso no esporte?
Troyano - É um pouco complicado citar nomes, pela possibilidade de esquecer alguém. Mas, com certeza todos os técnicos que tiveram a sua parcela de contribuição na minha formação como atleta têm que ser citados. São eles: Miranda, Tião e o Júlio. Cada um, do seu jeito e sua forma de ensinar, teve sua grande parcela na minha trajetória dentro do basquete.
ACS/Caldense - O que representa o clube na sua carreira como atleta de basquete?
Troyano - Tenho comigo que tudo o que é feito com uma base sólida, forte, gera frutos duradouros, e a Caldense foi o clube que me possibilitou formar essa base sólida na minha carreira. Foi onde aprendi os fundamentos do basquete. A Caldense é um clube que sempre teve profissionais extremamente capacitados na formação de atletas e times de competições de basquete, então, não tem como não me lembrar da Caldense com muito carinho e respeito por tudo que o clube me proporcionou.
A Caldense com certeza tem um papel importantíssimo na minha carreira.
ACS/Caldense - Qual é o recado que você deixa hoje aos seus velhos amigos e professores do clube?
Troyano - O maior legado que o esporte deixa são as amizades que fazemos. A mensagem que gostaria de deixar é um agradecimento a todos os amigos que fiz jogando basquete pela Caldense. Sinto-me orgulhoso em saber que quando entro em quadra para atuar, carrego comigo a torcida dessas pessoas especiais.

Nenhum comentário: