quinta-feira, 8 de julho de 2010

Palestras divulgam esportes para cegos

O goalball é um esporte para cegos. Divulgar a prática esportiva é fundamental para seu reconhecimento e para promover o respeito aos atletas que o praticam. É o que vem fazendo o técnico da seleção sul-mineira de goalball, Eraldo Sandi dos Santos. Desde 2009 ele percorre escolas da rede de ensino de Poços de Caldas no intuito de popularizar o esporte. Ano passado as palestras atingiram mais de mil alunos do ensino fundamental. Para 2010 o objetivo é aumentar o número de encontros, que tiveram início este mês na Escola Estadual David Campista, onde a palestra foi ouvida por mais de 100 alunos.
Eraldo é professor de educação física e coordenador do Projeto “Iniciação Esportiva para Deficientes”, desenvolvido na Associação de Assistência ao Deficiente Visual de Poços de Caldas (AADV), pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, com apoio da Climepe.
As palestras não se limitam apenas à divulgação do Goalball. Abordam inclusive os trabalhos esportivos desenvolvidos na AADV e contribuem para a socialização dos atletas. Eraldo é acompanhado por dois atletas da equipe - Luis Fernando Firmino e Ademir Donizete - e juntos procuram envolver os alunos no intuito de contribuir para o conhecimento geral, assim como na melhora da qualidade de vida de todos. “Mostramos a importância de atividades esportivas que promovem a inclusão social de deficientes visuais, como o goalball e o xadrez. Mais o mais importante é que os jovens da cidade participem, se interessem e conheçam a equipe”, afirma Eraldo.
A escola que estiver interessada em receber a palestra de Eraldo Sandi pode entrar em contato pelos telefones (35) 3714. 3807 (AADV) e 91280325 (Eraldo).
Conheça mais sobre a modalidade no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro no www.cpb.org.br

Nenhum comentário: