domingo, 25 de julho de 2010

Clube de Judô encerra mais um kangueiko

Esta semana, o Clube de Judô Poços de Caldas - coordenado pelo sensei Matsuhisa Matsuo - realizou mais uma edição do kangueiko. Além dos alunos da cidade, o evento recebeu convidados de Itajubá e Rio de Janeiro, que tiveram treinamentos fortes durante todos os dias. Os treinos começaram na última terça-feira, às 16h, e os alunos dormiram e comeram no local. Além do Clube de Judô Poços de Caldas, o kangueiko teve apoio da Liga Sul-mineira. Para os atletas que pretendem participar do exame para a faixa preta o evento foi obrigatório. "Nossa equipe de judô veio até Poços de Caldas fazer parte deste treinamento. Passamos alguns dias aqui e foi uma oportunidade bastante proveitosa para nós, pois tivemos a oportunidade de ter contato com um mestre tradicional do judô e isto somou muito conhecimento para nós. Com certeza iremos tirar proveito de tudo que vimos em Poços de Caldas", disse Carlos Alexandre, da Escola de Sargento das Armas do Rio de Janeiro. A equipe esteve no kangueiko de Poços de Caldas com 22 representantes. "Acredito que já neste mês de setembro, quando vamos estar numa competição entre a Aeronáutica, Marinha e Exército, esse período de treinamento aqui em Poços de Caldas nos ajudará muito neste importante evento", completou ele.
Para Samuel Juliano, de Itajubá, o kangueiko é além de tudo uma forma de disciplina também fora do tatame. "O judô consegue nos dar força para superar qualquer tipo de problemas, até mesmo familiares. Adquirimos capacidade de reflexão e superação de obstáculos, que para muitos é mais difícil", disse o jovem, que se prepara para uma competição nos próximos dias. "Vou estar no Campeonato Mineiro que dará vaga para o Brasileiro e com o treinamento com o sensei Matsuo aqui em Poços devo chegar com certa vantagem sobre meus adversários", disse Samuel.
Entre os jovens presentes no evento destaque para as crianças, que, apesar de acharem o treinamento puxado, sabem com exatidão os benefícios que o judô pode trazer num futuro bem próximo. "Os treinamentos são fortes mas dá para aguentar. Estes dias de treinamentos foram muito bons deu para aprender bastante. Vou estar nos Regionais dos Jogos Escolares e os treinos realizados esta semana me fortaleceram bastante e acredito que tenho boas chances", disse Savana, representante do judô feminino de Poços de Caldas.
O sensei Matsuo tem vasta experiência em atividades como esta. "Gosto muito do kangueiko porque o treino em regime de concentração acaba dando mais frutos, o aluno produz melhor e dá para avaliar as condições de cada um", disse Matsuo que realiza o evento todo o ano.
Kangueiko é um forte treinamento de inverno que dura uma semana. Os atletas são submetidos a rigorosos treinos no início da manhã, quando a temperatura está ainda mais baixa. Essa forma de treinamento faz um atleta mais forte, já que explora sua concentração e resistência. O objetivo é fazer com que ele vença seus próprios limites, se tornando mais forte e resistente, tendo fácil concentração e esteja preparado para vencer qualquer adversário.

Nenhum comentário: