quarta-feira, 21 de julho de 2010

Budo-Kai supera adversidades e se consolida entre as principais do Brasil

“Somos uma academia pequena no fundo do quintal, mas nossos resultados são frutos de muito amor e dedicação ao karate”. Assim o professor Daniel Carvalho de Sousa, mestre da Academia Budo-Kai define os excelentes resultados que colocam sua equipe entre as principais do Brasil. Recentemente, a
Budo-Kai foi destaque no Campeonato Mundial para Crianças, Cadetes e Juniores, ocorrido em São Paulo.
Antes do Mundial a equipe participou da seletiva realizada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Esta competição era obrigatória para a presença no Mundial ser confirmada.
O evento contou com a presença de mais de 1.300 atletas de 28 confederações e 24 países. “O grande feito é que se nossa academia fosse um país independente ficaríamos em quinto lugar na classificação geral, algo impressionante se levarmos em conta as dificuldades da competição, que teve um altíssimo nível técnico”, disse o mestre Daniel. A Academia Budo-Kai conquistou quatro medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze. Para se ter noção da importância da participação da academia, a equipe que terminou em quinto lugar foi a LFK – Belgique, que conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
O segredo da Budo-Kai é nunca parar. A equipe treina diariamente, inclusive domingos e feriados, quase sempre em regime de concentração, fato que ocorre em datas como Carnaval, entre outros.
A academia tem hoje em torno de 80 karatecas, no entanto, o grupo de competição é bem menor. “Infelizmente não temos condições financeiras de levarmos todos os atletas em todos os eventos. Participamos de muitos compromissos, mas não dá para ir a todos. Nossa maior dificuldade é com a falta de transporte. Um apoio neste setor iria nos ajudar muito, evitaria muita preocupação e teríamos como nos preocupar com outros assuntos. O transporte realmente nos desgasta bastante e sempre que vamos viajar passamos por uma dor de cabeça muito grande”, conta Daniel.
A Budo-Kai vive uma constante busca por apoio. A equipe tem apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes, possui vínculo o Projeto Viva o Esporte e tem um projeto denominado Karatê Do Educando para a Vida, aprovado pela
Lei de Incentivo à Cultura, com incentivo principal da Circullare. “São grandes parceiros que nos ajudam muito e ainda temos o reconhecimento da Câmara Municipal, em que todos os vereadores nos apoiam com menções, temos ajuda da Fundação Curimbaba, do Programa Bravo da Alcoa, da Paula Art, Comercial Rio das Antas, Hypermoney e Neo Nutri, além de algumas pessoas, alguns profissionais liberais que reconhecem nosso esforço e buscam nos ajudar. Não podemos esquecer ainda o apoio da mídia de Poços de Caldas, que também sempre está do nosso lado e nos ajuda muito na divulgação dos nossos eventos”, disse Daniel. “Não posso esquecer de forma alguma o importe apoio de Cristiane Fernandes, diretora do Departamento de Cultura, que foi grande responsável para nossa participação na seletiva em Jaraguá e no Mundial. Teve ainda fundamental importância o apoio da primeira dama Marlene de Fátima Silva, presidente do Conselho da Mulher, que abraçou nossa causa”, finalizou.
Nesta semana, Daniel e os alunos da Budo-Kai estiveram reunidos com o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos. O sensei apresentou o grupo que esteve no Mundial, além de uma prestação de contas sobre os gastos durante os recentes eventos. Foram mostrados ao secretário todos os relatórios e resultados da equipe de Poços, assim como o registro fotográfico das competições e as medalhas e certificados. Além das medalhas conquistadas pela Budo-Kai, o sensei Daniel ainda realizou sete dias de curso com provas teóricas e práticas de arbitragem. Ele foi o único árbitro de Minas Gerais a conquistar o título e uma credencial de árbitro internacional. O certificado foi entregue para Daniel diretamente das mãos do sensei Leslie Safar.

Nenhum comentário: