quarta-feira, 21 de julho de 2010

Atletas de Poços se destacam na Copa Canhão

No último final de semana, a vizinha cidade de Cabo Verde realizou a segunda etapa da Copa Canhão de Supino, Campeonato Mineiro, etapa classificatória para o Brasileiro que será realizado no Rio de Janeiro. A competição é dividida em três etapas. Poços de Caldas foi representada nesta segunda etapa por Alexandre Vilas Boas, Ramon Barbosa e Léo Santana. Todos trouxeram grandes resultados. Alexandre, um dos principais nomes da modalidade, disputou a categoria até 82 quilos sub-master e foi o campeão, levantando 200 quilos no supino. Ele ainda competiu pela primeira vez no Levantamento Terra e também ficou com o primeiro lugar em sua categoria. “Foi um resultado bastante satisfatório, já que no supino fiz o Top 12 e no Levantamento Terra fui o único atleta que conseguiu dobrar o peso levantado”, disse.
Ramon Barbosa competiu na categoria até 60 quilos júnior e levantou 90 quilos ficando na primeira colocação, enquanto Léo, na categoria 82,5, também ficou em primeiro lugar.
“Este foi nosso primeiro campeonato e chegamos meio receosos na competição. O Alexandre procurou nos incentivar, dar tranquilidade e graças a Deus fizemos uma ótima competição”, disse Ramon, que, juntamente com Léo, treinou dois meses visando à competição em Cabo Verde. A intenção dos dois agora é dar sequência à prática esportiva e disputar novas competições ao lado de Alexandre. Os três atletas ressaltam a importância das parcerias para poderem participar das disputas. Alexandre tem apoio da prefeitura de Poços de Caldas através da Secretaria de Esporte e os três treinam na Performance Academia. “Na maioria das competições a Secretaria me apoia, porém, em algumas é preciso bancar do próprio bolso”, disse Alexandre.
Ele agora se prepara para o Campeonato Brasileiro em Pirangi, sendo considerado um dos atletas mais importantes do supino em Minas Gerais. Os resultados obtidos ao longo da carreira acabam sendo um incentivo a mais para nunca desistir.
“Certa vez um dono de academia me desanimou. Meus treinos eram em outro local e minha ideia era atingir 200 quilos. Como meu peso é 70 quilos, levantar 200 quilos é raridade, para poucos atletas. Então esta pessoa me disse que eu não conseguiria pois era impossível. Ele fez de tudo para me desestimular. Eu consegui e que isto sirva de exemplo para todos. Se você quiser alguma coisa, lute, pois com determinação vai conseguir”, disse Alexandre, que treina duas horas por dia. Em Cabo Verde, ele esteve perto de bater a marca de 220 quilos. O atleta usa uma camisa especial que suporta o levantamento de 250 quilos, sua meta para as próximas competições. “Estamos vendo o grande esforço do Alexandre. Ficamos amigos por conta do esporte e gostaria de pedir aos empresários que o apóiem. Vamos ajudar um pouco mais. O Alexandre é atleta de ponta e rala muito com pouco apoio. Ele merece mais. Tanto eu quanto o Léo estamos apenas começando e temos tempo para correr atrás, mas o Alexandre é realidade, é vencedor, e precisa de reconhecimento. Um atleta de alto nível como ele em Poços de Caldas é muito bom para a cidade”, disse Ramon. Em Minas Gerais, apenas dois atletas conseguem levantar três vezes o peso do corpo. Um deles é Alexandre e o outro é Agostinho Melo, de Cabo Verde.

Nenhum comentário: