quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vice-campeão mundial de judô faz balanço do semestre

Elton Fiebig, vice-campeão mundial master de judô, fez um balanço das atividades do semestre. Atleta do São Caetano, clube do ABC paulista e sensei no Projeto Soma e em algumas escolas da cidade, ele destaca que os resultados mostram uma grande evolução da modalidade em Poços de Caldas.
Mantiqueira - O que você destaca como resultados neste primeiro semestre?
Elton Fiebig - Tivemos um semestre muito proveitoso. O Projeto Soma cresceu muito, conquistamos resultados de expressão. Recentemente o Fábio Dechichi conquistou um título importante no Pan-americano, derrotando atletas fortes. Este resultado me enche de orgulho e esperança quanto ao trabalho que estamos desenvolvendo. Não posso deixar de citar o vice mundial que conquistei em Budapeste. Conseguimos fazer medalhistas em várias faixas do Campeonato Brasileiro Região Sul, fomos bem no Campeonato Paulista, Copa São Paulo, enfim, uma série de bons resultados que nos dá confiança em uma boa sequência no trabalho.
Mantiqueira - A que você credita estes bons resultados?
Elton - Acho que o intercâmbio realizado no ano foi muito proveitoso. Fizemos diversos treinos em São Paulo, São Caetano, onde nossos meninos e meninas tiveram contatos com judocas de nível de seleção brasileira e isto acabou sendo o grande diferencial no currículo dos nossos jovens. Tenho certeza de que os treinos, o intercâmbio e os resultados demonstram que se tudo é bem planejado as oportunidades aparecem e acaba sendo questão de tempo para que o atleta consiga agarrar a oportunidade.
Mantiqueira – A meta é continuar investindo na base?
Elton - Com certeza. Nosso trabalho visa à criança. Nosso trabalho de base é muito importante pois é necessário começar cedo para que nasça um atleta vencedor. Este ano realizamos o primeiro Festival do Projeto Soma, tivemos a primeira troca de faixas do judô infantil no primeiro semestre.
Mantiqueira - O que você espera em termos de apoio?
Elton - Neste primeiro semestre, apesar dos bons resultados, fomos muito carentes em termos de apoio. Tivemos que dividir as despesas das viagens com os atletas. Graças a Deus conseguimos a aquisição de um meio de transporte, mas é preciso dividir o combustível, cada um paga sua inscrição e assim tocamos como podemos. Eu acho que chegou o momento de contarmos com apoio da iniciativa privada e do poder público. Não seria nada de mais um apoio para nós do judô, que estamos batalhando, buscando resultados e queremos representar nossa cidade nas competições. Infelizmente o Brasil tem uma cultura de privilegiar apenas o futebol. Tem muito dinheiro envolvido numa Copa do Mundo, muitos patrocinadores enquanto que o esporte amador fica abandonado, deixado de lado. Para um país que quer ser sede de uma Olimpíada, a hora de investir nos talentos é agora. Nossos futuros valores estão com 15 ou 16 anos e precisam de investimento já. Em 2016 já vão estar com 22 anos e será o momento de colher os frutos deste investimento. Por isso, estamos mais uma vez pedindo parceiros, que acreditem no potencial destes meninos, que não deixem que nosso esporte fique mais uma vez devendo para os estrangeiros por falta de investimento. Potencial eles têm de sobra.
Mantiqueira - O segundo semestre será tão intenso como o primeiro?
Elton - Não pode parar. Teremos sim um segundo semestre bastante movimento, eu mesmo já começarei as competições neste final de semana quando disputo os Jogos Regionais em Guarujá. Os meninos de Poços vão disputar algumas competições também neste período. O segundo semestre está cheio de importantes competições.

Nenhum comentário: