sábado, 10 de julho de 2010

ídolos de pano

O caso do goleiro Bruno do Flamengo deixa em evidência uma situação delicada para muitos pais. Como explicar para o filho que o ídolo é um possível assassino frio e cruel? Tido com um “deus” pelos torcedores do Flamengo, time brasileiro com maior número de torcedores, o goleiro era querido por crianças e adultos desde que despontou na equipe carioca e a ajudou a conquistar o título de campeã brasileira do ano passado.
Com a prisão de Bruno e sua provável culpa pelo assassinato de sua amante fica a pergunta: E agora, como agir? O que falar para nossos filhos?
A cultura de idolatrar famosos é tendência mundial. Seja um cantor, uma banda, um galã de tv, todos são referências para milhares de pessoas.
Estes ídolos muitas vezes cometem graves deslizes e mostram que são passíveis das mais surpreendentes atitudes, como qualquer outra pessoa, digamos, “normal”.
O silêncio de Bruno, que sequer está preocupado em se defender das acusações, praticamente o incrimina e o transforma de ídolo do futebol brasileiro a uma das figuras mais odiadas do Brasil. Uma pena para nosso povo que vive buscando exemplos no esporte. Muitas vezes estes ídolos, que estão cada vez mais escassos, se transformam em verdadeiros “ídolos de pano”.
Copa do Mundo -  Termina amanhã um dos piores mundiais de futebol que já tive a oportunidade de acompanhar. Jogos fracos, com poucas seleções se destacando e uma final sem graça. A Holanda, apesar de ter vencido todos os seus jogos, não mostrou um grande futebol e enfrenta a Espanha. O time espanhol foi o melhor deste mundial e deve levar o título. Mesmo assim, não jogou aquele futebol maravilhoso. Para o Brasil, um mundial para se esquecer. A eliminação diante da Holanda, semana passada, selou a passagem de Dunga como técnico do time brasileiro e ele não aprendeu nada com a derrota. Ontem (9), disse que se tivesse que fazer tudo de novo faria exatamente igual. Não se arrepende de ter deixado Ganso, Ronaldinho e Neymar de fora e ainda elogia seus convocados. Ou Dunga está nos chamando de idiotas ou ele é o verdadeiro idiota.
Campeonato Brasileiro - Finalmente, o campeonato nacional retorna esta semana. Com a qualidade dos jogos do mundial da África, o nosso brasileirão fez muita falta. Não que o Campeonato Brasileiro seja um primor de técnica e grandes jogos, mas pelo menos é empolgante e mexe com os nervos do torcedor. Volta também a Libertadores da América, que terá pelo menos um time brasileiro garantido na final. São Paulo e Internacional de Porto Alegre fazem uma das semifinais da competição. Aos poucos, a rotina do futebol volta ao normal e a tristeza pela frustração de mais uma eliminação na Copa do Mundo deixa espaço para torcermos para nossos times do coração. Retorna também o esporte de Poços de Caldas. Teremos a sequência do futebol amador da Liga Poços-caldense de Futebol, além das várias competições organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes. Copa do Mundo só daqui quatro anos, com a esperança de que em casa o hexa não escape.

Nenhum comentário: