sexta-feira, 23 de julho de 2010

Atletas de Poços de Caldas fazem dobradinha em Campinas

No último domingo, foi realizada em Campinas a segunda etapa da Série Delta 2010 de Atletismo. A prova tem um percurso de 10 km e é uma das principais do circuito nacional. As atletas de Poços Vanusa Delarolli e Valéria de Cássia Cassiano foram os grandes destaques correndo pela equipe Pé Q Voa. Vanusa venceu a etapa com o tempo de 00:45:25.15, fazendo dobradinha com Valéria, que marcou 00:48:39.75. A Série Delta busca oferecer aos corredores uma oportunidade de melhorar o seu delta, seja ele qual for - tempo, velocidade ou distância. Para isso, é dividida em três etapas no ano para que o atleta possa fazer uma evolução de seu desempenho, independente de seu objetivo.
Na primeira etapa as atletas já haviam conseguido resultados de destaque. Vanusa fez o tempo de 00:44:58.90 e Valéria 00:48:39.75. A próxima etapa será dia 21 de novembro, também em Campinas.
“Foi uma grande sensação quando cheguei próximo do final da prova e fui escoltada pelos batedores da corrida. Foi uma emoção muito grande e ali pude ver que a vitória estava perto e o dever estava cumprido”, disse Valéria, segunda colocada na etapa.
A Pé Q Voa é uma das poucas equipes em Poços de Caldas que orienta seus atletas em todos os treinamentos e traça um perfil para cada um dentro do atletismo. O professor José Luiz tem grande experiência na área e sempre preparou atletas para competições. Desde o ano passado, devido ao aumento de amadores nas corridas de rua, o treinador mudou o foco de seu trabalho.
“As pessoas começaram a correr em busca da saúde, da estética, do lazer e por isso montei uma assessoria para cuidar deste grupo”, disse o professor. Para ele, existe um grupo de pessoas de média idade que estava perdido, já que o apoio para o início de atividades em Poços é muito grande, mas faltava orientação para as pessoas que correm por lazer.
“O foco era só o atleta, as competições. Montei a Pé Q Voa justamente para assessorar essas pessoas que estão numa constante busca pela saúde. Como sou um profissional de educação física tenho apoio de cardiologistas, nutricionistas e ortopedistas”, conta o professor.
A Pé Q Voa iniciou suas atividades com quatro corredores e hoje conta com mais de 50 atletas que correm e treinam juntos. “Esses corredores são amigos, pararam de procurar receitas em revistas, nunca sofreram contusões que os obrigassem a parar de correr. Estou próximo a eles, com horários específicos e esse grupo é acompanhado de perto. Eles não treinam sem orientação, os exercícios, a parte nutricional e fisioterápica são acompanhados de perto”, conta José Luiz.
Os atletas da Pé Q Voa disputam pelo menos uma competição por mês, tudo pré-definido em um calendário. Por ser uma das poucas equipes da cidade com uma orientação completa para seus atletas a procura por competições aumentou e todos participam de quase todo o calendário de eventos do ano. “Devido ao trabalho de assessoria da Pé Q Voa, o grupo de meia idade hoje está se destacando em relação aos outros,” conta o professor, que trabalha com todas as faixas etárias. Para entrar na equipe, segundo ele, é necessária uma avaliação médica. Cada corredor tem sua planilha de treinamentos seguindo orientações de vários profissionais da área.

Nenhum comentário: