quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Academia comemora crescimento do tênis em Poços de Caldas

2010 ainda não acabou, mas a temporada foi uma das melhores para o tênis de Poços de Caldas. A cidade foi palco de vários torneios e algumas boas revelações acabaram surgindo.
Este resultado foi bastante comemorado pela Academia Tennis Center, responsável pela formação dos novos valores da modalidade. Sérgio Alcântara faz um balanço sobre a temporada e o que vai acontecer em 2011 no tênis local.
Mantiqueira – Que balanço a Academia Tennis Center faz da temporada que está acabando?
Sérgio – Foi um ano espetacular, embora ainda tenhamos uma competição importante para finalizar 2010, o balanço foi muito positivo e nos dá boas perspectivas para a próxima temporada. Tivemos
10 etapas da Liga Cristais São Marcos, quatro torneios internos que reuniram apenas jogadores de Poços de Caldas e acabaram se tornando um grande sucesso. Houve ainda cinco torneios de duplas na região, chegando a 19 ou 20 torneios no ano. Uma média ótima, pois  estes campeonatos reuniram cerca de 300 tenistas ao longo do ano.
Mantiqueira – A Tennis Center é hoje um dos principais centros da modalidade na região. Como está este trabalho?
Sérgio – A região possui algumas academias muito boas, mas a gente pode se orgulhar de ser uma das únicas que faz um trabalho de organização de torneios com uma qualidade que nos credencia como uma das melhores do Estado.
Mantiqueira – Poços de Caldas ocupa lugar de destaque na região diante da qualidade de seus tenistas?
Sérgio – Com certeza nosso tênis tem alguns nomes de destaque, com um nível equivalente aos principais jogadores da região. Quero deixar claro que quando se fala de região, estamos abrangendo não só o sul de Minas, mas o interior de São Paulo, onde bons jogadores surgem a quase todo momento.
Mantiqueira – Se formos falar apenas em Minas Gerais, qual o nível dos nossos tenistas?
Sérgio – O jogadores da região sul-mineira possuem o nível técnico um pouco mais fraco e Poços de Caldas acaba se sobressaindo. Podemos dizer hoje que no Estado os tenistas da capital são fortes e difíceis de serem batidos, mas Poços de Caldas consegue fazer frente a eles.
Mantiqueira – Qual a programação de encerramento de temporada da Academia Tennis Center?
Sérgio – Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, vamos realizar o último torneio interno do ano e os interessados em participar podem conseguir informações na sede da Academia, pelo telefone 3713-2157 ou pelo site www.tenniscenter. com.br
Mantiqueira – O que podemos esperar da próxima temporada?
Sérgio – Teremos um ano repleto com muitos torneios, a continuação da Liga Cristais São Marcos e além dos torneios de simples vamos acrescentar os de duplas. Serão 16 etapas da Liga. O torneio interno passará a se chamar Torneio Sul-mineiro de Tênis. Com certeza será um ano com algumas novidades para os amantes deste esporte. Um fato que queria ressaltar é a volta de Alexandre Bento Gonçalves Júnior para a cidade. Ele treinou nesta temporada em São Bernardo do Campo e passará a treinar conosco na Tennis Center. O Alexandre treina juvenil para o profissional e é uma das grandes promessas do tênis brasileiro.
Mantiqueira – Você está à frente do Raquetinha. O que vem a ser este projeto?
Sérgio – Este projeto é para as crianças que estudam nas escolas Professor Júlio Bonazzi e Washington Luiz. Teremos turmas de manhã e à tarde com aulas gratuitas e que serão ministradas na academia Tennis Center. Para este projeto sair do papel estamos esperando que ele seja aprovado pela Secretaria de Esportes, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Depois de tudo certo vamos dar início aos trabalhos que, acredito, irá beneficiar inúmeras crianças da cidade.
Mantiqueira – A pessoa que tem interesse em jogar tênis, tanto em competição como por prazer, como deve começar?
Sérgio – Nós temos o tênis social, o carro chefe da academia. O interessado pode entrar em contato conosco e agendar uma aula de cortesia. Basta ter a vontade, pois raquete, bola e a primeira aula são cortesias. Temos três quadras de saibro cobertas e uma externa asfáltica. Temos ainda quadra de squash, vestiários masculino e feminino, lanchonete. Trabalhamos com encordoamento de raquetes, organização de eventos. Se a pessoa interessada em jogar tênis não tem um parceiro a gente tem um rebatedor para ajudar nos treinos. Nossos professores são capacitados pela Confederação de Tênis. Enfim, basta ter vontade de praticar o tênis que a gente dá toda a estrutura.
Mantiqueira – Quantos professores a academia possui?
Sérgio – Somos em cinco profissionais, Sérgio Alcântara, Gustavo Chiminaso e Wesley Souza, Anderson Silva e Renato Alves, que dá aulas de squash. Estamos sempre nos atualizando. Mês passado, por exemplo, eu e o Gustavo estivemos na Argentina participando de um workshop sul-americano buscando novidades dos “hermanos”. O nível do tênis praticado na Argentina é bastante alto e fomos buscar um pouco do conhecimento deles para trazer para Poços de Caldas.
Mantiqueira – O tênis brasileiro tem condições de se igualar ao nível do argentino?
Sérgio – Temos um problema cultural. São raras as escolas que ensinam o garoto a correr, pular, equilibrar durante suas aulas de educação física. Eles incentivam a prática do futebol, jogam uma bola e eles começaram a disputar suas peladas. Fica difícil outros esportes, dentre eles o tênis, concorrerem com o futebol. Em Buenos Aires tudo quanto é parque tem 10, 15 quadras de tênis. Aqui a gente fica muito sozinho. É comum lá a gente ver garotos jogando em quadras e ao lado um profissional fazendo seu treinamento e isto incentiva muito. Aqui isto não acontece. Não temos um bom centro de treinamentos para podermos desenvolver melhor nosso tênis. Um dia a gente teve o número um do mundo. Já tivemos o Fininho, campeão pan-americano, hoje temos o Belucci, porém, são pessoas guerreiras, solitárias e que vão na base da garra, na filosofia do brasileiro de não desistir nunca, mas é pouco. Falta um apoio neste sentido. Bons treinadores a gente tem, faltam melhores condições de trabalho.

Nenhum comentário: