quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dirigente da Caldense deixa reunião insatisfeito

Era esperado que o Estadual de 2011 tivesse início em meados de janeiro, mas na reunião na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), onde se decidiu a forma de disputa ficou determinado que o início será apenas no dia 30 de janeiro, o que dará mais tempo para as equipes se prepararem para a competição. A principal mudança em relação ao ano passado será o número de times classificados após a primeira fase. Em 2010, os oito melhores colocados seguiram para a etapa decisiva. Em 2011, apenas os quatro primeiros permanecerão na briga pelo título.
A previsão é que o Campeonato Mineiro termine no dia 15 de março.
O diretor de futebol da Caldense, Aldo Lobo, deixou a reunião mais cedo. Insatisfeito com as propostas apresentadas pelos grandes clubes, ele identificou dificuldades para os clubes do interior com o formato de disputa deste ano. Entretanto, o dirigente garantiu que a Caldense participará do torneio.
O presidente da FMF preferiu relevar a insatisfação de alguns dirigentes.
- Eu acho que não. Foi uma votação que prevaleceu a democracia. Os clubes do interior queriam que mantivesse as quartas de final, mas eles perderam na votação.
- A principal mudança para o campeonato 2011 foi a extinção das quartas de final. Os 12 clubes jogarão entre si e, posteriormente, teremos uma semifinal e uma final. Foi uma sugestão do Atlético-MG e acatada pela maioria – disse o presidente da FMF.
Nos últimos dois anos, os oito times melhores colocados passaram de fase. A extinção das quartas de final foi apoiada principalmente pelos maiores clubes do estado. O gerente de futebol do Cruzeiro, Valdir Barbosa, comemorou a modificação. Já a necessidade de jogar fora da capital, por conta da obras no Mineirão e no Independência, foi apontada pelo dirigente como uma infelicidade. Ele confirmou que o Cruzeiro mandará os jogos em Sete Lagoas.
- Eu acho que o campeonato foi racionalizado. Nós teremos quatro classificados após 11 rodadas, uma semifinal e uma final. Isso valoriza a competição, porque os clubes têm que se formar um pouco melhor para alcançar uma das quatro vagas para a etapa decisiva.
Eduardo Maluf, gerente de futebol do Atlético-MG e responsável pela apresentação da proposta do formato com quatro classificados, fez coro à opinião do rival. Ele enalteceu ainda a data de início do campeonato.
- Eu acho que ficou bom. O campeonato era neste formato de jogar turno único e classificar quatro para a semifinal. Passamos para oito, e não foi bom. Acho que vai ser bom agora. Nós vamos ter o mês de janeiro para fazer uma pré-temporada bem feita. Eu acho que foi muito bom.
A modificação no número de classificados para a fase decisiva não agradou a todos.
(Fonte: Globo Esporte)

Nenhum comentário: