quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Judoca de Poços comemora bom resultado no Paulista

Luiz Gustavo Barbosa, atleta de Elton Fiebig do Projeto Soma, vem se destacando como um dos principais nomes do judô da cidade em sua categoria. Recentemente, ele disputou o Campeonato Paulista Adulto e conquistou o segundo lugar. O resultado merece destaque devido ao alto nível técnico da competição. Na semifinal, Luiz derrotou um atleta da seleção brasileira sub-23 num desempenho que surpreendeu a todos os presentes no ginásio. “Entrei numa chave muito forte, com cerca de 22 competidores, todos muito bons e nas quatro lutas que realizei venci duas por ippon e uma por pontos. Na grande final acabei sendo derrotado pela pontuação mínima. No balanço geral foi um grande campeonato e o segundo lugar mostra que o trabalho que venho fazendo com o sensei Elton está dando bons resultados. Minha intenção é crescer cada vez mais”, disse Luiz Gustavo. “Minha melhor luta realmente foi contra Paulo Zaquini, do São Caetano, que é um dos destaques da seleção brasileira. Não esperava vencer este combate devido ao nível dele, mas a vitória mostrou uma evolução muito grande no meu judô”, disse ele.
O Campeonato Paulista é considerado o mais forte do país por abranger clubes de peso do Brasil, como Pinheiros, São Caetano, Palmeiras, entre outros. Segundo o sensei Elton, esta qualidade proporciona uma competitividade muito grande e para buscar bom resultado o atleta precisa estar muito bem preparado. “A conquista do Luiz não foi surpresa para nós, pelo que ele já vinha apresentando nos treinamentos no Projeto Soma. Ele ainda se destacou nas frases eliminatórias, sendo inclusive campeão da fase regional e depois da fase estadual do interior. O percurso dele na competição foi excelente, passando por atletas muito bons no cenário nacional. Estes resultados acabaram colocando-o com um dos favoritos na final contra um atleta do Pinheiros. Ele acabou perdendo por detalhes. Fico feliz com o desempenho do Luiz e ficou o aprendizado já que sua derrota não foi por falta de recurso técnico e talvez por uma falta de estratégia. Acho que poderíamos ter elaborado um pouco mais a parte emocional, o ataque na hora certa, forçar o adversário a cometer um erro e ser punido, ele com certeza teria um resultado melhor. O Luiz está realmente de parabéns, foi a primeira vez que chegou a uma conquista deste porte.
Um vice-campeonato paulista adulto não é para qualquer um e em Poços de Caldas nunca um atleta conquistou um título deste nível e por isto temos que enfatizar muito o resultado do Luiz”, disse o sensei Elton Fiebig.
Amistoso - Os judocas de Elton Fiebig se preparam agora para uma competição amistosa no próximo dia 28, na cidade de Americana-SP. Na categoria absoluto haverá uma premiação em dinheiro. “Com certeza uma premiação em dinheiro acaba sendo um atrativo a mais para a gente participar. O campeão vai levar mil reais, o vice fica com quinhentos e por isto a equipe de Poços estará neste evento. Infelizmente as datas serão confrontadas, já que no mesmo final de semana acontece em Poços de Caldas o Campeonato Interestadual da Liga e nossa equipe não deverá disputar a competição aqui na cidade”, falou Fiebig. O sensei fará ainda este ano uma entrega de faixas para seus alunos. Segundo ele, houve um aumento considerável no número de praticantes na cidade e com isto a qualidade do trabalho acaba aparecendo mais. “Precisamos agora é de apoio. Acho que a prefeitura poderia nos ajudar ou até mesmo ainiciativa privada, já que sozinho a gente não vai conseguir manter nosso atletas na cidade. O Luiz Gustavo mesmo, que vem se despontando, tem propostas de outras cidade, faz faculdade em Muzambinho e de repente perder um atleta deste porte não é bom para a cidade. O apoio seria fundamental para que o sucesso do esporte local seja cada vez maior”, finalizou Fiebig.
Olimpíadas Escolares - Outros atleta que vem se destacando nos treinamentos do Projeto Soma é Vinícius - Piniquinho - Marcondes, que se prepara para disputar a edição nacional dos Jogos Escolares em Goiânia, em dezembro. "Será meu último ano e vamos treinar forte para fechar com chave de ouro", disse Piniquinho. O atleta vai representar a Escola Estadual Francisco Escobar e espera repetir o feito de Savana Campos e trazer pelo menos uma medalha para Poços de Caldas. "A equipe mineira está muito forte, acredito que melhor que a do ano passado, temos condições de trazer um bom resultado de Goiânia", disse ele.
Reforço nos treinamentos - A equipe do Projeto Soma recebeu um importante reforço para ajudar o sensei Elton Fiebig nos treinamentos. Rodrigo Marcondes retornou à cidade e vem sendo um importante aliado na preparação dos judocas para as competições. "Estava longe de Poços de Caldas há bastante tempo e agora neste retorno estou tentando ajudar o sensei o máximo possível.
O trabalho que o Elton faz é direto para competições, muito forte, com uma atenção especial para a preparação física. Tivemos duas medalhas importantes no ano e vejpo que nos próximos anos nosso judô terá uma grande evolução", disse Rodrigo.

Nenhum comentário: