terça-feira, 9 de novembro de 2010

Equipe de Poços é destaque no Mineiro de Jiu-Jitsu

Neste final de semana, a cidade de Formiga sediou o Campeonato Mineiro de Jiu-jitsu. A competição reuniu as principais agremiações do Estado e Poços de Caldas esteve presente com a academia Paulão Rezende, que conquistou o segundo lugar na classificação geral.
A equipe de Poços obteve 14 medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Os medalhistas foram João Leandro (ouro) Matheus da Silva (prata), Richard Paulo (ouro), Cleistone Espedito (prata), Paulo Alves (duas medalhas de ouro), Fábio Júnior (bronze), Marcelo Sete Ferreita (bronze), Felipe Gianolla (ouro), Matheus Oliveira (duas medalhas de ouro), Leonardo Freitas (prata), Savanna Campos (ouro), Erick Cardoso (ouro), Marcos de Castro (duas medalhas de ouro), Giusley Santos (duas medalhas de ouro) e Antônio Augusto (ouro).
"O Jiu-jitsu de Poços de Caldas conta com muitos atletas de primeira linha e este resultado no Mineiro não foi nenhuma surpresa para mim, que vivo o dia-a-dia do trabalho que vem sendo feito", disse Paulão.
O mestre, que conta com auxílio de Érick Cardoso nos treinamentos, destacou ainda o trabalho dos graduados que treinam na academia.
"Temos muitos atletas de excelente qualidade, graduados, faixas pretas que ajudam na formação dos novos valores que constantemente surgem em nossa turma", disse o mestre. Muitos dos alunos que treinam com Paulão Rezende e Érick Cardoso não disputam competições, mas são fundamentais nos treinos e nas preparações dos atletas de competição.
No Campeonato Mineiro a academia PR representou 1/3 dos participantes de todo o Estado. "Se fosse para contar as medalhas de ouro, nossa equipe seria a vencedora, porém, levou-se em conta todas as medalhas e por isto acabamos ficando na segunda colocação", disse.
Um dos destaques de Poços foi a categoria absoluto que não tem limite de peso. "Conseguimos fechar na categoria absoluto nas faixas roxa, marrom e preta", disse. Na faixa preta os grandes destaques de Poços de Caldas foram os atletas Erick Cardoso e Giusley Santos, que conquistaram a medalha de ouro. Paulo Alves e Matheus Oliveira, dois campeões mundiais, confirmaram o favoritismo e foram campeões na faixa roxa. "Estes resultados nos enchem de orgulho pelo fato do jiu-jitsu hoje praticado em Poços de Caldas ser uma referência no Brasil. Esta competição ajudou a medir qual o nosso potencial dentro de Minas Gerais", disse Paulão.
O time não tem descanso. Depois dos resultados no Campeonato Mineiro a equipe de Poços de Caldas já está concentrada para o próximo evento. No começo de dezembro os atletas da Academia PR vão disputar o Campeonato Mundial da Liga Profissional e quase todos os atletas que estiveram no Mineiro vão novamente representar Poços de Caldas. "Estes resultados têm o trabalho fundamental do Erick Cardoso dentro e fora do tatame. Desde que ele retornou a Poços de Caldas e assumiu a Casa do Atleta vem sendo um grande incentivador dos atletas, cuidando da parte de mídia e por ser um campeão mundial se torna um grande espelho para os mais novos", disse Paulão. "Quero finalmente agradecer os parceiros que nos ajudaram em mais este campeonato. A Secretaria de Esportes, o Boticário, ao Projeto Soma e ao nosso motorista, senhor Aldemar, que foi um grande companheiro e vibrou a cada conquista da nossa equipe", finalizou o mestre.
Além de um importante aliado de Paulão Rezende nos treinamentos, Érick Cardoso é um dos destaques do time durante os campeonatos. No Mineiro ele foi campeão na faixa preta, depois de um campeonato perfeito. "O nível deste campeonato vem crescendo a cada ano e é um campeonato que eu gosto muito de participar e sempre consegui o primeiro lugar. Em Formiga cheguei à final com meu parceiro Giusley Santos e fechamos em dobradinha o absoluto na faixa preta, que é a principal categoria do evento", disse Erick, que passou um longo período fora de Poços e retornou este ano para a cidade, sendo um dos primeiros integrantes da nova Casa do Atleta. Sua primeira medalha de ouro no jiu-jitsu veio em 1999. "Desde lá nosso jiu-jitsu vem conseguindo bons resultados, conseguimos uma boa repercussão", disse ele. Sobre a qualidade do jiu-jitsu brasileiro ele não tem dúvidas de que é o mais forte do mundo. "Nosso jiu-jitsu tem um estilo diferente do oriental e hoje é o mais difundido. Os principais lutadores saem do Brasil que também é um grande exportador de treinadores deste esporte", finalizou Erick.

Nenhum comentário: