sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Morre João Sâmia

Faleceu, na manhã de ontem, o ex-presidente e membro nato do Conselho Deliberativo da Associação Atlética Caldense João Adnem Sâmia. Ele participou ativamente dos bastidores da Caldense desde 1954, sempre atuante e torcedor apaixonado. Foi presidente da Caldense por dois mandatos - de 1977 a 1978 e de 1985 a 1986.
Aos 82 anos, o itajubense era um dos homens fortes do voleibol do clube e ocupava o cargo de diretor da modalidade. A equipe que está na cidade de São Lourenço para as disputas do Jojuninho ficou bastante abalada com a notícia e prometeu trazer o título para Poços de Caldas como uma última homenagem a um de seus principais incentivadores. João Sâmia tinha se submetido a uma cirurgia de ponte de safena semana passada e logo depois sofreu um derrame. O ex-presidente entrou em coma e morreu pela manhã.
Sâmia foi enterrado ontem no Cemitério da Saudade, às 15h, em cerimônia com a presença de familiares, amigos, imprensa e toda a cúpula da Associação Atlética Caldense.
O presidente da Caldense, Laércio Otávio Martins, lamentou a perda do amigo e companheiro de trabalho. “O seu João era uma pessoa muito amada por todos nós. Ele estava comigo na administração desde 1993 e deu sua vida à Caldense. Muito do que temos hoje se deve ao seu esforço e trabalho incondicionais para fazer deste clube um grande patrimônio de seu associado e da cidade de Poços de Caldas. Lamentamos muito a perda desta pessoa ilustre que tanto lutou por todos”, declara Martins. João Sâmia deixa irmã, sobrinhos e amigos, com quem partilhou os grandes momentos de sua vida.
Apesar de ser natural de Itajubá, João Sâmia chegou em 1954 na Caldense, vindo do Rio de Janeiro, onde estudava. Começou como diretor geral do esporte especializado, depois foi diretor da parte social. Na época ele era o responsável por trazer para a cidade artistas famosos do Brasil inteiro, como Fafá de Belém, Roberto Carlos, Sidney Magal.
Em entrevista ao Mantiqueira, em junho de 2009, ele conta que todos esses artistas que trazia para Poços foi numa época em que estavam no auge de suas carreiras. Sâmia se gabava de ter participado de um início de trabalho na Caldense e que a transformou num dos maiores clubes do interior do Brasil.
Em 1978, eleito por unanimidade e enfrentou dificuldades e oposição em seu mandato. No segundo mandato, Sâmia assumiu um clube bastante endividado e na segunda divisão de Minas. Foi ele o responsável pelo pagamento de todas as dívidas e para fechar com chave de ouro devolveu o time para a elite mineira no ano seguinte. Ao longo de seus 82 anos, Sâmia colecionou inúmeros amigos, dentre eles algumas celebridades, como o saudoso Telê Santana, o ex-jogador Casagrande, Sócrates e o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Xandó. (Colaborou Gustavo Mendanha da Associação Atlética Caldense)

Nenhum comentário: