sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atleta de Poços treina para Mundial de Jiu-Jitsu em São Paulo

Gustavo Saraiva, o Gustavinho, da Academia Gracie Barra de Poços de Caldas, está na parte final dos treinamentos para o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que acontece na próxima semana no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. "Fiz uma preparação física muito forte com o pessoal da Stúdio O2 e estou me sentindo muito bem para este campeonato", disse. O atleta teve ajuda de seus alunos, durante os treinamentos mais fortes de luta. A academia Gracie Barra de Poços de Caldas conta com cerca de 40 alunos.
Saraiva treina três vezes ao dia e vai disputar a categoria peso pesado, faixa preta, master. Com uma  experiência de 13 anos no jiu-jitsu, ele tem vários títulos no currículo. Saraiva acredita num campeonato bastante difícil. "Cada campeonato é uma história e não sei ainda o grau de dificuldade que vou encontrar, mas acredito que será uma disputa muito forte", disse ele. Campeão brasileiro em diversas faixas, vice-campeão mundial e campeão paulista, o lutador acredita que os atletas brasileiros serão os mais difíceis de bater. "O jiu-jitsu para mim é filosofia de vida. Foi uma arte que aprendi muito cedo e minha vida se confunde um pouco com este esporte.
Se hoje busco me aperfeiçoar é tudo para beneficiar os meus alunos, levar para eles o que o jiu-jitsu tem de melhor", conta.
Seguindo um conceito da Academia Gracie Barra no exterior, Saraiva foi o primeiro mestre a trabalhar no Brasil com alunos particulares e não com turmas grandes. Segundo ele, desta forma é possivel conseguir ensinar um jiu-jitsu de mais qualidade. O professor trabalha com, no máximo, três alunos por horário e os interessados em fazer parte dos treinos podem entrar em contato pelo telefone 9804-9777 ou ir na academia Gracie Barra, que fica na rua Barros Cobra, 277, sala 13.
Gracie Barra - A matriz da academia foi fundada por Carlos Gracie Júnior na Barra da Tijuca, bairro da cidade do Rio de Janeiro. Daí o nome, Gracie Barra. A equipe tem representações em diversas cidades do Brasil e exterior. A vinda da marca para Poços de Caldas foi curiosa e foi possível depois de um desafio imposto ao hoje professor da representação na cidade Gustavo Saraiva. "Eu havia acabado de sair de uma equipe e estava sem ter onde treinar. Na época, meu mestre Caveirinha, aluno de Carlos Gracie, me propôs um desafio. Ele organizou um campeonato de luta casada em Montes Claros. Na época havia um menino considerado imbatível, que vencia todos os alunos, dele. Ele disse que se eu disputasse o campeonato e vencesse este menino, me daria a bandeira para representar a academia em Poços de Caldas", disse Saraiva, que venceu o duelo e hoje está à frente de uma das marcas do jiu-jitsu mais conhecidas no mundo todo. A Gracie Barra está em Poços de Caldas desde 2005. O atleta conta com apoio da Diet Flora, O2 Stúdio e Intercínicas Ribeiro do Vale. "A conquista do título brasileiro, recentemente, me deu confiança para este Mundial e espero fazer boas lutas em São Paulo", disse ele.
No sangue - O jiu-jitsu para Gustavo Saraiva está no sague e hoje ele busca passar adiante. Sua filha Aline, de cinco anos, treina com o pai desde o começo da academia. "Hoje ela está sempre aqui, se interessa pelo esporte, mas vamos aguardar o tempo para ver é isto mesmo que ela quer", finalizou ele.

Nenhum comentário: