sábado, 30 de julho de 2011

Kangueiko termina hoje. Mestre Okano ministrou clínica para os participantes

A edição de 2011 do Kangueiko, organizado pelo Clube de Judô Poços de Caldas, chega hoje ao seu final. Durante cinco dias, cerca de 100 alunos passaram por treinamentos intensos em regime de concentração. As aulas foram ministradas pelo sensei Matsuhisa Matsuo, que recebeu as visitas dos senseis Shuhei Okano e sensei Sumi. Ontem à noite, o sensei Okano, 9 Dan, passou todo o seu conhecimento aos alunos participantes do evento. Durante cerca de uma hora ele conversou, passou técnicas e fez demonstrações para um grupo de atentos judocas que buscaram absorver todo o ensinamento do mestre. O sensei Okano usa a faixa vermelha (do 1º ao 5º Dan é faixa preta, do 6º ao 8º Dan é faixa vermelha e branca e do 9º ao 10º Dan é faixa vermelha). Muito conhecido por ter sido o treinador da Seleção Brasileira por seis anos -de 1968 a 1974- período em que foi o técnico de Chiaki Ishii, o primeiro judoca brasileiro a conquistar uma medalha olímpica -de bronze nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972- e mundial -de bronze em Ludwigshafen em 1971-, também na Alemanha, a vida dele para Poços de Caldas engrandecu o evento organizado pelo sensei Matsuo em Poços de Caldas. Além das aulas para os alunos do kangueiko, sensei Okano ainda foi recebido pelo prefeito Paulo César Silva em seu gabinete na última quinta-feira.
“É uma semana de troca de experiências onde os judocas fazem um intercâmbio. O sensei Matsuo tem uma vivência muito grande dentro do judô e consegue mostrar durante este evento todo o seu conhecimento e um pouco de sua filosofia oriental”, disse Elton Fiebig, sensei do Projeto Soma que participou do evento.
Os treinamentos devem terminar por volta das 11h de hoje. As atividades aconteceram em três períodos.
O Kangueiko tem apoio da Liga Sul-mineira e da Secretaria Municipal de Esportes. “Gosto muito do kangueiko porque o treino em regime de concentração acaba dando mais frutos, o aluno produz melhor e dá para avaliar as condições de cada um”, disse Matsuo que realiza o evento todo o ano.
O que é - Kangueiko é um forte treinamento de inverno que dura uma semana. Os atletas são submetidos a rigorosos treinos no início da manhã, quando a temperatura está ainda mais baixa. Essa forma de treinamento faz um atleta mais forte, já que explora sua concentração e resistência. O objetivo é fazer com que ele vença seus próprios limites, se tornando mais forte e resistente, tendo fácil concentração e esteja preparado para vencer qualquer adversário.

Nenhum comentário: