quarta-feira, 27 de julho de 2011

Clube de Judô inicia mais um kangueiko

Esta semana, o Clube de Judô Poços de Caldas - coordenado pelo sensei Matsuhisa Matsuo - está realizando mais uma edição do kangueiko - treinamento realizado com frequencia no Japão devido ao inverno rigoroso feito por lá. Em Poços de Caldas e região, graças ao trabalho do sensei Matsuo, o kangueiko se tornou uma tradição que reúne judocas e mestres de várias partes do Brasil. Na edição deste ano, Poços de Caldas está recebendo uma equipe da Escola de Sargento das Armas de Varginha além de competidores de São João da Boa Vista, Divinolândia, Olimpía, Espírito Santo do Pinha, além dos alunos de Poços de Caldas, representandos pelo Clube de Judô e do Projeto Soma. Cerca de 100 judocas dos 8 aos 45 anos para o rigoroso período de treinamento. “É uma semana de troca de experiências onde os judocas fazem um intercâmbio. O sensei Matsuo tem uma vivência muito grande dentro do judô e consegue mostrar durante este evento todo o seu conhecimento e um pouco de sua filosofia oriental”, disse Elton Fiebig, sensei do Projeto Soma.
Os treinamentos do kangueiko em Poços acontecem até a manhã do próximo sábado. As atividades acontecem em três períodos. Pela manhã os alunos fazem treinamentos físicos e técnicos, à tarde e à noite os treinos são mais específicos de lutas.
Luiz Guilherme,de Idaiatuba está em Poços de Caldas pela primeira vez e acredita que o Kangueiko deverá acrescentar mais conhecimento que podem lhe ajudar durante as competições que disputa no interior paulita. “É sempre bom aprimorar as técnicas e tirar proveito do máximo de ensinamento para colocar em prática durante os campeonatos. Não conhecia o trabalho do sensei Matsuo, mas neste primeiro dia de treinamento deu para ver que ele conhece muito do judô tradicional e com certeza vou tirar proveito desta estadia em Poços de Caldas”, disse Luiz.
Outro aluno empolgado com o período de treinos em Poços é Marco Aurélio Gomes, de São João da Boa Vista. “O kangueiko é muito importante. A gente vem no intuito de melhorar as condições técnicas e física. Ao final dos treinos este objetivo é cumprido, saímos daqui nos sentido melhores. Tem ainda o intercâmbio, a troca de experiências que valem muito a pena”, disse Marco.
Concentração  - Os treinos, que começaram ontem, às 15h, seguem até sábado às 11h. O alunos dormem e comeram no local. Além do Clube de Judô Poços de Caldas, o kangueiko tem apoio da Liga Sul-mineira e da Secretaria Municipal de Esportes. Entre os jovens presentes no evento destaque para as crianças, que, apesar de acharem o treinamento puxado, sabem com exatidão os benefícios que o judô pode trazer num futuro bem próximo. O sensei Matsuo tem vasta experiência em atividades como esta.
"Gosto muito do kangueiko porque o treino em regime de concentração acaba dando mais frutos, o aluno produz melhor e dá para avaliar as condições de cada um", disse Matsuo que realiza o evento todo o ano.

Visita - Quinta-feira, o sensei Matsuo receberá a visita do sensei Okano e sensei Sumi. Eles vão passar aos alunos, novas técnicas de treinamento da modalidade.
O que é - Kangueiko é um forte treinamento de inverno que dura uma semana. Os atletas são submetidos a rigorosos treinos no início da manhã, quando a temperatura está ainda mais baixa. Essa forma de treinamento faz um atleta mais forte, já que explora sua concentração e resistência. O objetivo é fazer com que ele vença seus próprios limites, se tornando mais forte e resistente, tendo fácil concentração e esteja preparado para vencer qualquer adversário.

Nenhum comentário: