sexta-feira, 15 de julho de 2011

Homenagem a João Batista Gonçalves, o Prontidão

João Batista Gonçalves, o Prontidão nasceu em Poços de Caldas em 25 de julho de 1902 e faleceu dia 04 de fevereiro de 1991.
Foi casado Ana Gonçalves com quem teve 9 filhos ( Maria Madalena, João batista, Maria José, Lázaro Benedito, Geralda Benedita, Rita Benedita, Antônio Luiz, Hélio e Vitor).
Foi tintureiro, proprietário da Tinturaria Central, localizada na Rua São Paulo e trabalhou em carteados inclusive no Cassino Caldense.
Foi um dos maiores desportistas da cidade, deixando um grande acervo de trabalho em favor, especialmente do futebol.
Associado n°1 da Associação Atlética Caldense, foi intimorato defensor do esporte e daquele clube, um amigo incondicional aos desportistas, tendo exercido por inúmeras gestões, cargos na diretoria da Caldense.  Foi atuante colaborador da Seleção Brasileira de Futebol, principalmente nos anos de 1949 e em 1950 quando a seleção fez todos os preparativos para sagrar-se Campeão Mundial, aqui em Poços de Caldas, ao lado do treinador Feola.
Prontidão foi um dos desportistas que mais lutou para que o Estádio Coronel Cristiano Osório não fosse desativado.
Dedicou sua vida ao esporte e a família até seus últimos dias. Entre os seus inúmeros amigos que deixou, fazia questão de citar Dr. Maurício Vieira Romão e Décio Alves de Moraes.
(Esses dados foram colhidos com o Jornalista Décio Alves de Moraes)
Com intuito de perpetuar o nome deste, que foi sem dúvida um cidadão prestativo e grande desportista. Bem como, foi revelação do 1° Campeonato local, disputado em 1920, sagrando-se campeão o clube São Paulo e Minas.  O Projeto Lei n° 181/94 de 06 de dezembro de 1994 dominou-se João Batista Gonçalves – Prontidão, o Estádio de futebol localizado no Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira.
Mas, lamentamos que este que foi tão prestativo e que tanto lutou para que o Estádio Coronel Cristiano Osório não fosse desativado, tem hoje um Estádio em seu nome e este, encontra-se em péssimas condições. Pedidos diversos foram feitos a Secretaria de Esportes. Mas, o Secretário alegou que o estádio encontrava-se conservado e limpo. Temos que ressaltar que desde a inauguração este estádio nunca passou por reformas.
E agora, Estádio Prontidão só passará por reformas, graças a uma promoção de uma marca de bebida. Onde teve um ganhador em Poços de Caldas que indicou o Estádio Prontidão para receber a reforma no valor de R$20.000,00.
Vamos ficar de olho nesta reforma.
Aos familiares de João Batista Gonçalves, o Prontidão nossa sincera homenagem.

Nenhum comentário: