terça-feira, 5 de julho de 2011

Sem segurança, futebol amador em Poços pede socorro

Já houve alguma confusão hoje aqui?”, perguntei ao sr. Domingos, responsável pelo bar do Ronaldão, quando cheguei para cobrir o último jogo da Copa Café do final de semana. Antes, mais três partidas tinham sido disputadas no local. “Graças a Deus tá tranquilo. Nada de anormal”, me respondeu ele. Parecia que eu já previa os acontecimentos lamentáveis que viriam pouco tempo depois.
A conversa ilustra o que ocorre hoje no futebol amador de Poços de Caldas, que sofre com a falta de segurança e com alguns poucos atletas indisciplinados. Quem paga é a arbitragem da Liga Poços-caldense de Futebol, que sente na pele os atos de verdadeiros “marginais” que se infiltram nas equipes dos vários campeonatos que acontecem na cidade. O caso de domingo, quando o juiz Ercílio Gabriel foi covardemente agredido pelas costas, deveria chamar a atenção das autoridades para a questão de segurança. Não havia polícia no local e as consequências da agressão poderiam ser mais graves, devido à violência e à raiva demonstradas por Lucas Augusto da Silva. Uma raiva que não se pode aceitar em hipótese alguma. Espera-se uma punição severa ao “atleta”.
Questionei o secretário de Esportes, Carlos Alberto dos Santos, o porquê da falta de policiamento em competições amadoras na cidade. A primeira resposta que ele me deu foi exatamente a seguinte: “A gente manda ofício mas eles não aparecem”. Perguntei ao capitão Edson da PM sobre a questão e ele me retornou a ligação dizendo que Carlos Alberto negou o que tinha me dito anteriormente. Mais tarde, o secretário me disse que confundiu minha pergunta e que não solicitou policiamento para as semifinais da competição. Um absurdo, até porque no local são vendidas bebidas alcoólicas. Lelo disse que pediu policiamento apenas para o Interbairros. Quem acompanha o futebol amador de perto sabe que em nenhum jogo tem policiamento. As confusões são frequentes e beiram as vias de fato. Lamentável. Se este quadro não mudar, a tendência é de que o futebol amador de Poços de Caldas agonize até morrer.

Nenhum comentário: