quarta-feira, 20 de julho de 2011

Poços entra novamente na briga pelo Mundial de 2014

O Mantiqueira entrevistou o presidente do Comitê Municipal para a Copa do Mundo, Laércio Martins, em junho. Na época, ele demonstrava bastante otimismo sobre a possibilidade de Poços de Caldas ser um Centro de Treinamento de Seleção (CTS), conhecido como subsede, durante o Mundial de 2014, mesmo estando fora da lista inicial divulgada pela Fifa. Laércio estava certo, Poços de Caldas está novamente na briga. Durante todo o dia de ontem, Ludimila Kai, da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), esteve na cidade para uma vistoria em vários pontos de Poços que serão fundamentais para ajudar a cidade na briga por uma seleção. A longa programação teve início com a reunião entre representantes da Secopa e autoridades locais, incluindo o prefeito Paulo César Silva e secretários. Na sequência, a comitiva realizou visitas no Hotel Golden Park e entorno. O Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi a parada seguinte. Logo, a equipe se deslocou até o Centro de Treinamento Geraldo Martins Costa, CT da Caldense, conhecido como Ninho de Periquitos e Associação Atlética Caldense, visita agendada de última hora. O último compromisso do dia foi uma visita ao Hotel Monreale Resort.
Segundo a secretária Cibele Benjamin, mesmo que não seja um CTS, Poços de Caldas está de olho no aumento no número de turistas que o Brasil vai receber na ocasião do Mundial. “Temos o objetivo de sermos uma subsede para a Copa do Mundo, receber delegações e ainda temos o viés que é receber turistas que virão especialmente para o Mundial. Estamos trabalhando forte neste intuito e acredito que a cidade vai causar muito boa impressão durantes esta vistoria”, disse Cibele.
Provavelmente, Poços conseguiu causar essa boa impressão. “Não conhecia a cidade, gostei muito do que vi. A rede hoteleira é muito boa e as condições de se receber uma delegação são idéias”, disse Ludimila.
O fato de estar entrando numa espécie de repescagem e voltar a brigar por uma seleção em 2014 não significa que a missão de Poços ficou mais fácil. São inúmeras cidades brigando pelo mesmo objetivo e a decisão será feita pelos próximos dirigentes das equipes interessadas. Em Poços, o maior problema é o aeroporto, que precisa de uma ampliação em sua pista. Existe uma promessa do Governador do Estado, caso Poços seja escolhida, aumentar a pista em 300 metros. “As cidades vão depender de quais seleções se classificam para o Mundial e onde os dirigentes destas seleções vão escolher no Brasil inteiro. Não temos como dizer o método de escolha e como funciona a cabeça do técnico. Nosso trabalho é oferecer as infraestruturas em Minas e tentar atraí-los”, disse Ludimila durante visita ao CT Ninho dos Periquitos.
“A Caldense vai fazer o que foi possível para ajudar Poços nesta escolha. A Ludimila aprovou nosso CT e isto pode fazer muita diferença. Infelizmente, a decisão final não depende de nós, mas o que a cidade precisar da Caldense, o clube vai oferecer”, disse Antônio Bento Gonçalves, presidente da Associação Atlética Caldense.
Para o presidente do Comitê Municipal, Laércio Martins, o trabalho em buscar apoio direto nas embaixadas vai continuar. “Nunca paramos de trabalhar e a vistoria realizada ontem em Poços de Caldas mostra que nosso trabalho deu resultado. Agora, paralelamente a este trabalho vamos conversar diretamente na embaixada, como já disse. No que depender da Comissão, Poços não fica de fora deste evento de forma alguma”, disse Láercio Martins.
Segundo informações da Agência Minas e da assessoria de imprensa da Prefeitura, além de Poços de Caldas, Caxambu também entrou novamente na briga para receber uma delegação para a Copa do Mundo. CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento 20 dias antes do início do Mundial. Da lista atual, seis são de Minas Gerais: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.
Em Caxambu, as visitas incluíram o Hotel Glória Caxambu, o aeroporto da cidade e o terreno onde será construído o Centro de Treinamento Olímpico do município. A cidade é equidistante de três principais sedes, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, integra o Circuito das Águas, conhecido por suas famosas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas.
Com relação à infraestrutura esportiva, a análise dos representantes do Comitê Organizador Local da Fifa leva em conta mais de 100 detalhes técnicos nos campos, como sistema de abastecimento de água e energia, acessos para as equipes e imprensa, local para realização de entrevistas, vestiários, tipo de solo, drenagem, entre outros itens.
O hotel deve ter disponibilidade de, no mínimo, 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de cem quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, em estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da comitiva. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de cem pessoas. A nova seleção de cidades candidatas a CTS, prevista para o segundo semestre de 2011, permitirá àqueles que ficaram de fora readequarem suas propostas de candidatura. A Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo considera que outros municípios mineiros que haviam se candidatado anteriormente, como Ipatinga, Divinópolis, Varginha, Patos de Minas, Formiga e Itaúna, ainda têm potencial para ser CTS. Cabe às seleções, porém, escolher onde vão se hospedar.

Nenhum comentário: