sexta-feira, 15 de julho de 2011

Futsal e vôlei são as esperanças de títulos para Poços de Caldas no Joju

Os Jogos da Juventude chegam hoje, ao penúltimo dia de disputas em Poços de Caldas. Nos esportes coletivos, apenas do futsal masculino e feminino, além do voleibol masculino se mantém na briga pelo primeiro lugar na competição. Ontem, o basquetebol masculino foi eliminando ao perder para Varginha. O time feminino pode alcançar o terceiro lugar hoje, quando enfrenta São Lourenço. As meninas foram derrotadas ontem, também por Varginha por 48x43. “O jogo foi decidido nos momentos finais, fizemos uma boa partida e o resultado não tira a empolgação de nossa equipe, que é muito jovem”, disse Júlio Freitas, que mandou para quadra uma equipe sub-15, enquanto as adversárias são da categoria sub-17.
O time masculino na conseguiu fazer frente para o time varginhense. A equipe local não conseguiu repetir as boas atuações de outras partidas e parou num adversário muito forte, sério candidato ao título.
O futsal conseguiu duas vitórias e segue com boas chances de títulos. A equipe feminina de Poços passou por Baependi, goleando por 3x0 e se garantiu nas finais. O time masculino, mesmo perdendo para Guaxupé por 5x2, também está na semifinal e segue com boas chances de título.
A decepção ficou por conta do handebol de Poços de Caldas. Tanto a equipe masculina quanto a feminina não se acertaram e perderam todos os jogos que realizaram
Vôleibol - O voleibol feminino de Poços venceu ontem Itajubá por 3x1, mas não se classificou para as semifinais. As meninas de Poços podem terminar a competição em terceiro lugar. Já o time masculino, comandado por Alexandre Valverde, mostrou força e passou fácil por Piumhi por 3sets a 0. A equipe agora tem pedreira. Hoje, pela fase semifinal, Poços de Caldas enfrenta Varginha na briga por um lugar na decisão de amanhã. “Como fizemos poucos jogos nesta competição não dá para fazer uma avaliação muito aprofundada do time. A equipe está crescendo com o decorrer dos jogos, mas temos plena consciência que nesta semifinal vamos enfrentar um time muito forte, bastante rodado e teremos muito trabalho para alcançar o resultado positivo”, disse o técnico Alexandre Valverde. “Na minha equipe não tem aquele “virador de bola”, como é chamado no voleibol, o homem de referência. Por esta razão o trabalho de grupo fica mais forte. Ora a gente chama o jogo atrás, ora pelo meio de rede e tenta ludibriar em alguns momentos ir para pontas, assim, o grupo prevalece e nos torna uma equipe forte”, disse Valverde.
Equipe - A base do voleibol de Poços de Caldas, com o trabalho de Valverde, vem revelando bons talentos. Alguns jogadores fazem parte de seleções mineiras e paulistas. Renan, atleta que não pôde jogar o Joju pela equipe local, é um dos atletas revelados por Valverde que está integrando a Seleção Paulista. Luiz Corrêa, atualmente no São Bernardo é outro que defende a seleção de São Paulo. “São duas promessas que podem render muito no voleibol brasileiro”, disse o técnico. Alguns jogadores de Poços de Caldas estão disputando o Campeonato Brasileiro por Pouso Alegre, via empréstimo. “Eles conseguiram um bom patrocínio, estão jogando muito, tanto lá quanto cá, o que acaba ajudando na qualidade do voleibol praticado por eles”, completou o treinador. Marcão e Rinaldo são jogadores de Poços que estão atuando por Pouso Alegre.
Formação - Os bons resultados obtidos pelo voleibol de Poços são frutos de um trabalho árduo feito por Valverde. Todas às terças e quintas, no ginásio do antigo COC, atual UEMG, localizado a rua Justino Ribeiro s/n - Jd dos Estados. Nestes dias, Valverde dedica para avaliar atletas de iniciação esportiva. “Qualquer menino que interessar, nascidos em 97,98, 99 e 2000, pode procurar o professor para ser avaliado. Os treinos começam às 14h e 17h30.
“A gente avalia estes meninos e faz uma distribuição, conforme o potencial de cada um. Depois começamos uma preparação para competições com aqueles que realmente possuem talento para o esporte”, disse Valverde. O grupo de treinamento se reúne no mesmo local às segundas, quartas e sextas. Existe ainda um grupo mirim em treinamento. Estes meninos, segundo Valverde, estão sendo preparados para o Jojuninho de 2012. Eles devem disputar ainda este ano um quadrangular onde vão colocar a prova o que aprenderam até o momento.
Reclamações - Durante a cobertura do jogo entre Poços e Piumhi, a reportagem foi abordada por alguns pais que reclamaram da falta de apoio e divulgação da modalidade na cidade. Segundo eles, a mídia não se interessa pelo voleibol de Poços e dá prioridade para outros eventos. “A gente vê que o voleibol masculino de Poços de Caldas está sem apoio. A secretaria de esportes só pensa no futsal e acaba esquecendo um pouco o vôlei. A própria imprensa não acompanha os jogos na cidade e ficamos muito tristes com isto. O voleibol está trazendo bons resultados para a cidade e não é justo este abandono”, protestou Fernando, pai do atleta Joãozinho do time de voleibol de Poços. “Meu filho foi indicado para a seleção mineira, porém ninguém noticiou isto. Acho um descaso, pois eles estão com contratos assinados em Pouso Alegre, mas aqui passam em branco”, disse o pai do jogador Rinaldo, citado na reportagem acima.
Nota da redação - O Mantiqueira busca apoiar todo o esporte de Poços de Caldas e cobrir o maior número de modalidades possível. O email para contato para reportagens de esportes é pvcampos@gmail.com. ou mantiqueira@pocos-net.com.br
Atletismo - O atletismo entra em ação nesta sexta e sábado pelo Joju. Durante todo o dia de hoje, e amanhã pela manhã, atletas das cidades envolvidas na competição disputam, na pista de atletismo, os títulos de cada modalidade.

Nenhum comentário: