quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Desativação do kartódromo revolta esportistas

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas,MG - O kartódromo do Véu das Noivas não existe mais. Esta semana os boxes foram derrubados e o espaço deverá abrigar outros projetos, ainda em estudo, segundo o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. O local abrigou importantes competições de kart no início dos anos 80 e 90, e entre 2008 a 2012 disputas de motovelocidade, sempre com presença de pilotos de Poços de Caldas, cidades da região e do interior paulista, além de um público apaixonado pela adrenalina e velocidade. Nos últimos anos, o espaço ficou abandonado, o mato tomou conta da pista e os boxes, antes local de concentração de pilotos e mecânicos, virou moradia para andarilhos e local de tráfico de drogas.

Segurança

O Mantiqueira conversou com o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que disse que a atitude de derrubar os boxes  atende a um pedido dos moradores das áreas próximas ao kartódromo. “Fizemos reuniões com os moradores que nos cobraram uma atitude urgente, pois estavam se sentindo inseguros com a movimentação no local. Resolvemos atender e demolir a área dos boxes”, falou o prefeito. O Mantiqueira questionou se a área poderia abrigar um novo kartódromo e o prefeito descartou esta possibilidade. “Não tem como. Tem ainda a questão do Corpo de Bombeiros, que não aprova aquele local para realização de corridas. Ele é muito próximo ao rio, enfim, tem muitos problemas. Estamos estudando alguns projetos, mas competições de kart ou de corridas ali não acontecem mais”, falou o prefeito, que ressaltou que está aberto para conversar com os praticantes do esporte em Poços, mas lamentou que neste período que o kartódromo esteve fechado não apareceu ninguém com uma solução. “Quanto tempo faz que não acontece nenhum evento naquele local? O pessoal parece que se afastou e com isto a degradação do espaço acabou acontecendo”, falou o prefeito.

Revolta

O Mantiqueira conversou com José Aparecido dos Santos, conhecido como Marrom, que expressou total revolta com a demolição e encerramento das atividades esportivas no local. “Estava conversando com o secretário de Esportes Rômulo, pedindo melhorias no local e eles ficaram de nos atender da melhor maneira possível. Mandei recentemente um ofício para o secretario pedindo o projeto para fazer a reforma e ele me deu como resposta que iriam fazer a licitação para o início desta reforma. Estou indignado”, falou Marrom, que contestou a versão de que não havia interesse em melhorar o local. “Sempre corri atrás e busquei maneiras para não deixar o espaço morrer. Conversei com muita gente, inclusive da prefeitura, tudo para voltar a realizar corridas ali e ver novamente as arquibancadas lotadas”.

Campanha

Marrom conta que está iniciando uma campanha com vários motoqueiros da cidade para tentar salvar o local. As redes sociais também serão bastante usadas.  “Vamos tentar alguma coisa e acredito que as redes sociais podem dar uma resposta para quem fala que abandonamos o kartódromo. A verdade é que foram seis anos de luta, correndo atrás de projetos de bombeiros, tendo falsas promessas de solução que nunca vinha. É triste, mas não vamos desistir de lutar pelo nosso esporte”.
Sobre a fala do prefeito de que o antigo kartódromo não poderá mais receber competições, ele espera que pelo menos se iniciem conversas para a construção de uma nova pista em um novo local. “Agora a próxima luta será a construção de um kartódromo novo e moderno. Poços de Caldas merece um lugar decente para o esporte motor”, finalizou.

Nenhum comentário: