terça-feira, 9 de agosto de 2016

“Jogávamos por amor à camisa”, conta ex-jogador da Caldense

Poços de Caldas, MG - De um nome abreviado em uma ficha de imprensa surgiu uma lenda, José Lopes se tornou Jota Lopes. Nascido na Bahia e criado em São Paulo, “Jotinha” chegou à Caldense para se tornar um dos maiores jogadores da história do clube. Nesta entrevista com Renan Muniz, o ex-atleta falou sobre sua carreira.

Acesse a página da Lama Verde no Facebook para assistir a esta e outras entrevistas na íntegra.


Renan Muniz - Como foi sua trajetória no futebol?

Jota Lopes - Comecei a jogar quando criança. Treinei nas categorias de base do Corinthians e do Palmeiras. Um dia Hernandes Fausto Morais me viu jogando, gostou do meu desempenho e me trouxe para fazer um teste na Caldense, fui aprovado. Joguei na Veterana de 1969 a 1981, mas neste período, entre idas e vindas, atuei no Rio Claro, Palmeiras de São João, Flamengo de Varginha, Esportiva de Guaxupé, São José e Pinhalense.

 Renan Muniz - Quais eram suas principais características?

Jota Lopes - Eu não era de marcar gols. Preferia fazer firulas, armar jogadas. Eu era um cara vibrante, de movimentação. Eu não aguentava ficar sem a bola e às vezes eu a “roubava” do pé dos companheiros, não estava nem aí. O pessoal ficava bravo comigo (risos).

 Renan Muniz - Qual foi seu gol e partida mais marcante?

Jota Lopes - Contra o América-MG em 1972 fiz um gol que foi eleito o mais bonito do ano, ganhei até um troféu. Não me lembro muito bem do lance, só sei que o troféu está guardado há muito tempo e já deve ter até estragado (risos). Neste mesmo ano, na inauguração da arquibancada do Cristiano Osório contra o Corinthians, ganhei o troféu Bandeirantes, por ter sido o melhor em campo. Este prêmio só era entregue no Estado de São Paulo, mas eu recebi aqui em Minas.

 Renan Muniz - Como era o futebol mineiro na época?

Jota Lopes - As equipes eram muito equilibradas, não pegávamos moleza, mas mesmo assim a Caldense chegou a ser a terceira força de Minas. Todos queriam nos derrotar, não era fácil, mas sempre conseguíamos bons resultados. Na época jogávamos por amor à camisa, o dinheiro ficava em segundo plano, isso fazia a diferença.

Renan Muniz - O que significa para você ser considerado um dos melhores meio-campistas da história da Caldense?

Jota Lopes - É uma coisa que não tem preço. Uma alegria muito grande para a família e os amigos. Marca a vida da gente. A Caldense foi tudo na minha vida. Não esperava ter ficado tanto tempo aqui. Tive oportunidade de ir para o Santos, mas a minha identificação com a Veterana e com Poços foi tão grande que acabei ficando.

Nenhum comentário: