quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Kartódromo Véu das Noivas começa a ser desmontado após indicação de vereador

WAGNER ALVES
wagner@jornalmantiqueira.com.br

 Poços de Caldas, MG – O vereador Rogério Carrilo (PT) encaminhou ao Executivo, no último dia 8, uma indicação para o fechamento total do Kartódromo “Francisco Mathias de Carvalho”, localizado no Véu das Noivas.
De acordo com o vereador, a medida foi tomada após reunião com os moradores do bairro e com o Executivo. Os habitantes do local se queixam de que o kartódromo é utilizado como ponto de consumo de drogas e prostituição, além de servir de abrigo para moradores de rua. “Temos pessoas totalmente incomodadas, pois há uso indevido do espaço. Nos finais de semana, tem motoqueiros fazendo disputas ali dentro. Um barulho, segundo os moradores, ensurdecedor. Tem gente usando o espaço para dormir, para consumir drogas, para se prostituir. Então, os moradores dizem que veem de tudo”, explica o vereador.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço confirmou que a indicação será acatada formalmente pelo Executivo. Assim, algumas modificações já começaram a ser feitas no espaço. “Estamos começando a retirada de materiais que podem ser reutilizados, como telhas. Vamos fechar o espaço de forma que as pessoas não tenham como entrar, fazer a retirada do portão e colocação de telas. Além disso, vamos colocar indicações que de que é uma área proibida. Assim, qualquer pessoa que descumprir essa orientação vai passar pelo rigor da lei”, aponta.
Acatada a indicação, o segundo passo é definir o que será feito com o local. Aqui, há duas propostas em estudo. A primeira, proposta pelo vereador, é transformar o espaço em uma praça ou ambiente de lazer para a população local. Dessa forma, a atual pista de kart receberia nova pintura para ser aproveitada para caminhada e ciclismo. “Poderia ser um espaço, também, para a colocação de uma academia ao ar livre. Instalar brinquedos para que as crianças pudessem usufruir”, propõe o vereador.
A outra ideia, sugerida pelo Executivo para os moradores, é incluir o espaço na proposta de licitação que transformaria o ponto turístico do Véu das Noivas em uma área de exploração comercial privada. “A outra possibilidade que o prefeito conversou com os moradores é que existem estudos para transformar o Véu das Noivas, através de uma licitação, em um espaço que possa ser assumido pela iniciativa privada. Aí, é lógico, seria com cobranças de bilheteria para que pudesse ser mantido de forma adequada. A área do kartódromo seria incluída nesse pacote de terceirização”, aponta Carrilo. Ambas as medidas ainda precisam ser discutidas.
O vereador aponta que todas as atividades feitas atualmente no kartódromo são ilegais e que o poder público tem dificuldades em coibir o uso indevido. “As atividades que acontecem lá já são clandestinas e o poder público não tem condições, hoje, de manter uma pessoa pedindo que as pessoas saiam. A Polícia é acionada constantemente. Embora o portão seja trancado, toda hora é [o cadeado] estourado”, lamenta.
Questionado sobre como a transformação do espaço em um local de lazer modificaria a segurança, o vereador disse que acredita que, ao oficializar como praça, tenha a possibilidade de adotar medidas hoje incabíveis. “Essa é a grande discussão. A gente tem exemplos na cidade, como o parque municipal, que tem horário para abrir e fechar, com segurança. Eu acredito que, se tornar um parque, vai ter hora para abrir e fechar. A gente teria a possibilidade de fazer requisitos que hoje não temos. Por exemplo, quando fechar o parque, qualquer indivíduo que estiver lá dentro, romper um portão para entrar com uma moto, está cometendo uma infração digna de penalidades”, finaliza.  

Nenhum comentário: